segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Telesíntese: Bahia investe em uma infovia e no geoprocessamento


Após modernizar os sistemas de planejamento e orçamento, a Prodeb começa a desenhar o projeto para construir anéis ópticos nos 26 territórios do Estado


Os investimentos em uma infovia para melhorar a qualidade dos serviços de banda larga na Bahia entraram na agenda do governo do estado e ganharam mais força com a ida do ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, para a Secretaria de Planejamento do Estado. Em março deste ano, ao tomar posse, Gabrielli listou seis prioridades, uma delas a atualização de sistemas de tecnologia e de informação no governo, meta que está sendo conduzida conjuntamente com a Prodeb (Companhia de Processamento de Dados da Bahia).

A empresa está substituindo o antigo sistema de planejamento orçamentário (Sicof) por um sistema integrado, que reúne, em uma única ferramenta on-line, os sistemas antes utilizados para gerir o planejamento, a execução orçamentária e a prestação de contas do estado. Ao mesmo tempo, começa a desenhar o projeto de construir anéis ópticos nos 26 territórios do estado, interligando com a rede metropolitana da RNP e com a Telebras.

Nesta entrevista, o diretor de infraestrutura da Prodeb, Napoleão Lemos Filho -- que acumula o cargo com a diretoria de sistemas de informação -- conta como a Prodeb está investindo os R$ 16 milhões repassados pelo governo na empresa. O executivo, que é também vice-presidente da Abep (Associação Brasileira das Entidades Estaduais de TIC), fala da iniciativa das empresas estaduais de processamento de dados para formar uma grande rede governamental. Leia a entrevista com Napoleão Lemos Filho. (Fonte: Wireless Mundi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário