segunda-feira, 24 de setembro de 2012

TI INSIDE: Vulnerabilidades de segurança na web chegam a mais de 4,4 mil no primeiro semestre



A IBM divulgou na quinta-feira, 20, os resultados do relatório de Tendências e Riscos X-Force envolvendo a web e as mídias sociais, referente ao primeiro semestre de 2012, o qual revela que foram encontradas mais de 4,4 mil novas vulnerabilidades de segurança. O documento alerta que, se a tendência permenecer até o fim do ano, o total projetado ultrapassará os 9 mil registros de vulnerabilidades computados em 2010. O estudo detectou também que a taxa de vulnerabilidades não corrigidas no semestre foi de 47%.

Entre as principais categorias de links perigosos estão os sites pornográficos e de jogos de azar, que representam, juntos, quase 50% dos links com malware. Blogs e boletins e páginas pessoais da web aparecem na sequência, com menos de 10% do total. Por último, vêm os mecanismos de buscas, catálogos e portais da web, com 5,1%.

Os Estados Unidos foram o país com maior número de hospedagem de links maliciosos no período, com mais de 43% do total. Em seguida vem a Alemanha, com 9,2% e, por último, está a Romênia, com 1,1%. Já no que diz respeito ao envio de mensagens indesejadas nos últimos três anos, a Índia aparece em primeiro lugar, com 16% dos spams. Os Estados Unidos, que ocupam a primeira posição em 2010, responderam por 8% dos spams emitidos, enquanto o Brasil caiu para menos de 6% do total enviado.

A pesquisa também alerta para a tendência de crescimento de ataques cujo alvo são dados pessoais dos usuários, por meio do direcionamento a uma URL supostamente de confiança ou a um site que foi infectado com código malicioso. Além disso, o relatório ressalta que o sistema operacional Macintosh, da Apple, vem sendo cada vez mais alvo de ameaças avançadas persistentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário