terça-feira, 9 de outubro de 2012

COMPUTERWORLD: Conectividade encurta distância entre empresas brasileiras e inovação



É o que revela pesquisa patrocinada pela Brasscom e Brasil IT+, que mostra ainda a consequente ampliação da competitividade.


Estudo da Economist Intelligence Unit, patrocinado pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) e Brasil IT+ revela que a explosão da conectividade na última década vai ajudar o Brasil a aumentar sua capacidade de inovação e, em consequência, a competitividade global. De acordo com a Brasscom, a conectividade crescente entre as empresas e as residências aumenta as oportunidades para a criatividade, o compartilhamento de ideias e a construção do conhecimento. 

A entidade ressalta que o governo reconheceu o papel fundamental que Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), e mais especificamente, tecnologias digitais, devem ter no futuro no Brasil e está implementando políticas para estimular investimentos, embora ainda com modesto sucesso. Segundo a Brasscom, o Brasil ainda precisa resolver alguns dos fatores relacionados ao "custo Brasil" para competir no cenário internacional. O relatório Scoring Brazil: Inovação e competitividade no contexto internacional analisa o potencial competitivo do Brasil no longo prazo. 

O relatório avalia a posição do País em diversos rankings internacionais e explora até que ponto a classificação do Brasil faz jus ao seu potencial. O documento também analisa as limitações que precisam ser superadas e as áreas em que já tem um bom desempenho. Os principais resultados divulgados incluem: 

Melhorar a qualidade das universidades privadas é essencial para abordar o déficit de capital humano do País. Houve progresso, mas levará tempo para que os benefícios sejam sentidos.  
O Brasil é um líder regional em Pesquisa e Desenvolvimento, mas está abaixo da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Reforçar o papel do setor privado será essencial para reduzir essa disparidade. Em economias altamente inovadoras, como a Coreia do Sul, as empresas respondem por uma parcela muito maior de Pesquisa e Desenvolvimento. 

A qualidade dos mercados financeiros do Brasil é um dos seus principais pontos fortes em rankings internacionais de inovação e competitividade. Embora os brasileiros mantenham a parcimônia em relação à concessão de crédito, outras fontes de financiamento estão surgindo com rapidez, à medida que os mercados de capitais do Brasil se aprofundam e as empresas estrangeiras de capital de risco entram no mercado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário