quinta-feira, 4 de outubro de 2012

G1: Anatel estuda limitar valor de ligações entre operadoras de celular


Proposta sob análise na agência deve ser votada até o fim de outubro.
Empresas incentivam chamadas dentro de sua própria rede.
Fábio AmatoDo G1, em Brasília


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pode estabelecer um limite para o custo da chamada entre diferentes operadoras de telefonia celular. A proposta está sendo analisada pelo Conselho Diretor da agência e deve ser votada até o fim de outubro.

De acordo com o vice-presidente da Anatel, Jarbas Valente, o objetivo é equilibrar o custo da ligação dentro e fora da rede das operadoras. Hoje, as empresas incentivam, por meio de promoções, que seus clientes falem entre si – prática que levou à popularização dos aparelhos que funcionam com mais de um chip.

Atualmente, as ligações entre linhas de uma mesma operadora, chamada de “on net”, representam entre 85% e 95% do tráfego, dependendo da empresa.

Há planos em que usuários conseguem falar sem limites dentro da rede da sua operadora, mas a ligação para um celular de outra empresa pode superar R$ 1 o minuto.

Pela proposta em análise, a ligação para outra operadora, chamada “off net”, não poderia superar um percentual a ser definido.

Valente avalia que a medida não levaria ao fim das promoções para ligações entre celulares de uma mesma empresa de telefonia. Mas reduziria o número de linhas habilitadas, já que o custo da chamada para outras operadoras ficaria mais barato.

Ainda de acordo com ele, a redução de receita seria compensada pelo aumento das chamadas entre operadoras distintas.

Para ler mais notícias do G1 Economia, clique em g1.globo.com/economia. Siga também o G1 Economia no Twitter e por RSS.'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário