segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Portal do Servidor Público da Bahia: Cultura e entretenimento na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia



Que criança nunca sonhou em ter força suficiente para conseguir carregar um adulto? Você sabe o que acontece com nosso corpo quando recebemos uma descarga elétrica? Já imaginou que suas pedaladas numa bicicleta podem se transformar em energia capaz de acender uma lâmpada?

Estas e outras curiosidades da ciência estarão disponíveis para o público na nona edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece até 21 de outubro, no estacionamento L1 do Salvador Shopping.

Durante o evento, que é promovido anualmente pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do estado, o público poderá conhecer de forma dinâmica e interativa equipamentos científicos e tecnológicos nas áreas de Astronomia, Eletromagnetismo, Robótica, Fluidos, Óptica, Mecânica e Termologia.

O mascote desta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Bahia tem 2,6 metros de altura, 1,60 m de envergadura, dança, canta e interage com o público. É o Robozão da Bahia, produto 100% baiano, que conquista a atenção e simpatia de pessoas de todas as idades, preenchendo o imaginário coletivo com encantamento que só os super-heróis possuem.

Durante a SNCT, o Robozão circulará pelo Salvador Shopping, convidando o público para conhecer a exposição, interagindo e apresentando os experimentos e curiosidades. Um equipamento que faz sucesso entre crianças e adultos é o Girotec, um aparelho que desafia a gravidade. Ao se movimentar no Girotec, o usuário pode ocupar qualquer direção no espaço tendo a sensação de estar flutuando sem gravidade.

O público também pode se entreter – e aprender – no Planetário, espaço onde estão expostos os conceitos sobre astronomia, numa estrutura móvel de forma esférica. Cada apresentação no Planetário dura 40 minutos, com grupos de no máximo 50 pessoas por sessão. Os visitantes vão, literalmente, arrepiar os cabelos com o Gerador de Van der Graf, aparelho que gera uma tensão eletrostática. Seus efeitos podem ser sentidos ao se aproximar do gerador, ocasionando uma ótima oportunidade para ilustrar as discussões sobre a natureza da condução e cargas elétricas.

Os mecanismos da produção de energia também podem ser verificados na bicicleta geradora, aparelho no qual o público tem a possibilidade de utilizar a energia muscular para acender uma lâmpada, um painel de Leds, ligar um ventilador e até alimentar um rádio. Ao pedalar a bicicleta, a energia muscular é utilizada para acionar um dínamo, que gera energia elétrica. Claro: Quanto mais coisas ligar à bicicleta, mais esforço o visitante fará.

Em uma tenda climatizada com 450 metros quadrados, a Secti traz para o público informações sobre o tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, além das realizações do governo do Estado, através dos seus diversos programas e projetos relacionados ao tema. Todo esse conteúdo pode ser visualizado em telas interativas e video wall, que formam uma parede de 20 metros.Coordenada no Estado da Bahia pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI, a Semana Nacional foi instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizar, principalmente os jovens e em especial as crianças, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Horário de funcionamento da exposição:

Até 19 de outubro – 09h às 20h

20 (sábado) – 09 às 21h

21 (domingo) – 13 às 21h

Fonte: Ascom Secti

Curta a página do Portal do Servidor no Facebook e acompanhe as novidades sobre agenda de eventos, notícias, agenda cultural, dicas de bem estar e esclarecimentos sobre vida funcional (curta aqui). Você pode também seguir o portal no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário