A Prefeitura de Porto Alegre esta investindo em um novo data center que será instalado num andar da sede da empresa municipal de informática Procempa, especialmente organizado num ambiente de sala cofre. Segundo o presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, o principal benefício da instalação é garantir segurança à informatização que a Prefeitura está aplicando aos serviços.
“Cada vez mais a prefeitura está aplicando soluções informatizadas para qualificar os serviços públicos. É preciso ter um ambiente seguro física e energeticamente para manter a disponibilidade permanente desses recursos aos cidadãos”, ponderou, destacando a infraestrutura de videomonitoramento, a informatização da saúde, os processos judiciais em formato digital, o Diário Oficial online e a futura nota fiscal eletrônica como avanços que demandam modernização da infraestrutura técnica de sustentação.
O data center conta com sistema de detecção e combate automático de incêndio; climatização de precisão diretamente no piso; controle de acesso por biometria; sistema com filmagem e gravação; e monitoramento remoto de ar condicionado, nobreaks, porta aberta, variação de temperatura, fumaça, água, etc. O sistema traz ainda economia de energia e garantia de performance.
Qualificação dos serviços
O modelo aplicado para construção prevê certificação ISO 9001, alinhado às normas da ABNT e às certificações internacionais dedicadas aos ambientes de processamento seguro. O data center anterior, em operação hoje no município, foi estruturado na década de 70, tendo recebido atualizações pontuais ao longo dos anos, para fazer frente às demandas da cidade.
“É fundamental investir em suporte tecnológico para que os serviços cheguem aos cidadãos de forma mais ágil e qualificada”, afirmou a coordenadora-geral do Gabinete de Planejamento Estratégico e coordenadora do Comitê de Tecnologia, Informação e Comunicação do município (Cetic), Izabel Christina Matte, destacando que a mudança envolveu planejamento técnico e estratégias de contingenciamento dos serviços essenciais.
Migração
Os técnicos do município trabalham desde março no planejamento para realizar a migração à nova estrutura. A transição das bases de dados dos diversos sistemas e órgãos municipais para o novo data center será realizada em duas etapas – nos dias 2 e 10 de novembro.
Conforme Kulczynski, o processo de migração do dia 10 de novembro envolverá mais de 50 profissionais, entre analistas, programadores, engenheiros e equipe de logística. A previsão é reativar os sistemas dos serviços essenciais a partir de seis horas após o início do processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário