quarta-feira, 17 de outubro de 2012

TI INSIDE: RNP contrata enlaces internacionais para acesso à internet comercial



A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável por operar a rede acadêmica dedicada à pesquisa colaborativa no país, contratará dois enlaces internacionais de 10 gigabits por segundo (Gbps) que percorrerão as costas Leste e Oeste da América do Sul até chegarem a Miami, nos Estados Unidos.

O circuito da Costa Oeste deverá conectar diretamente São Paulo à Miami, enquanto que o da Leste, além de São Paulo, passará pelas cidades do Rio de Janeiro e Fortaleza antes de chegar à Miami. A previsão é que esses enlaces estejam ativos até o final deste ano, de acordo com o diretor adjunto de Engenharia e Operações, Ari Frazão Jr.

O diretor destacou que a contratação deve atender a curto prazo a uma demanda crescente da comunidade acadêmica por acesso à Internet comercial (Internet commodity), cujo índice vem atingindo picos de 80% do canal existente atualmente. “Esse índice indica que o circuito está próximo da saturação e que há necessidade de aumento da sua capacidade”, explicou.

O enlace internacional utilizado pela RNP, também com capacidade 10 Gbps, foi inicialmente projetado com exclusividade para a colaboração acadêmica, mas vem sendo ocupado quase em sua totalidade por tráfego destinado à Internet comercial. Os dois novos enlaces passarão a ser dedicados à pesquisa colaborativa ainda no primeiro trimestre de 2013. No ano seguinte, a RNP passará a adquirir acesso à Internet comercial no Brasil, dando melhores condições ao avanço científico nacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário