sexta-feira, 5 de outubro de 2012

TRIBUNA DA BAHIA: Só 5% das empresas já usam as redes sociais para fazer negócios


Kelly Cerqueira


Febre na internet, as redes sociais caíram no gosto das pessoas, mas ainda não conquistaram as empresas baianas.

O índice de utilização das ferramentas como Facebook e Twitter por companhias ainda é baixo, se comparado a quantidade de perfis pessoais.

Uma pesquisa nacional aponta que apenas 5% das empresas usam as redes sociais para o relacionamento com o cliente, embora muitos estabelecimentos possuam perfis abertos na web. O estudo também revela que 30% dos entrevistados disseram se sentir influenciados a consumir produtos por intermédio das redes sociais.

A realidade em Salvador é semelhante à apontada pela pesquisa nacional.

Para Hilso Júnior, sócio-diretor e gerente de produção e marketing da agência digital Click Interativo, as empresas exploram muito pouco o potencial de marketing nas redes sociais por não conhecerem os benefícios que podem ser alcançados através das mídias. “As pessoas acham que por ser gratuito basta fazer um perfil e adicionar pessoas aleatoriamente, mas na verdade não é simples assim”, explicou, esclarecendo que as empresas atingem o público alvo muito mais rápido quando o trabalho é executado de maneira profissional e especializada.

Para ele, os empresários e administradores devem encarar as redes sociais como um negócio onde é necessário investimento e profissionalização. Empresas como a Click Interativo realizam este tipo de agenciamento, com profissionais especializados na área digital. O valor do serviço de movimentação de mídias sociais varia de acordo com o objetivo, mas chega a custar até R$ 15 mil mensais.

Hilso diz que há casos de empresas que simplesmente não existiam no mundo online, mas após a adesão e o trabalho nas redes sociais, em pouco tempo alcançaram um público de mais de duas mil pessoas, todas dentro do perfil de clientes.

Especialistas assinalam que a utilização das ferramentas com objetivo mercadológico tem início antes mesmo da criação do perfil, com o planejamento, e este é o grande diferencial entre o serviço amador e o executado por empresas especializadas. 

A popularização das redes sociais chegou a níveis altíssimos. Só o Facebook alcançou a marca de um bilhão de usuários ativos mensais.

A empresária Gleika Emily Nascimento, 19 anos, é uma das adeptas das redes sociais para fins comerciais. Dona da Beleza Net, Gleika usa o Facebook para anunciar cosméticos, realizar vendas, e tirar dúvidas sobre a aplicação dos produtos. “Tivemos um aumento de aproximadamente 30% nas vendas, a partir do momento que criamos uma página no Face. Os nossos clientes elogiam a iniciativa e gostam da comodidade na realização da compra e entrega dos cosméticos”, contou.

A jovem empreendedora ressaltou, porém, que devido ao aumento de crimes na internet, alguns compradores solicitam uma visita física antes de fechar o negócio.

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