segunda-feira, 1 de outubro de 2012

UOL: Assistências listam problemas mais comuns em celulares; tela e software lideram queixas


Ana Ikeda 

O celular já virou um item praticamente indispensável em nossas vidas, a ponto de nos sentirmos perdidos quando ficamos sem ele. Mas, infelizmente, ainda não foi inventado um aparelho indestrutível (embora haja candidatos). Conheça a seguir os principais motivos que levam os aparelhos às assistências técnicas, dicas para evitá-los e a faixa de preço dos consertos.

Para o levantamento, consultamos três assistências técnicas em São Paulo (Celsite, Luctel e Dual Solution). Os problemas mais citados por elas foram a quebra do display (tela), mau funcionamento de software, touchscreen defeituoso e acidentes com líquidos. Além deles, também foram citadas a queima do alto-falante e campainha do celular, quebra do conector de carregamento, troca de bateria e de carcaça.

Problema Preço do conserto* Dicas para evitar ou tentar 'salvar' o celular
Quebra do display (tela) De R$ 20 a R$ 700 Use película protetora de tela e capas resistentes a quedas
Mau funcionamento software De R$ 90 a R$ 250 Evite instalar aplicativos incompatíveis com a versão do sistema operacional; verifique se o app não é falso
Touchscreen defeituoso De R$ 40 a R$ 700 Evite deixar o celular cair; não aplique força demais no toque
Acidentes com líquidos De R$ 40 a R$ 200 Tire o celular imediatamente da água e remova a bateria; seque o excesso de água com pano e evite o secador de cabelo com ar quente

É difícil apontar quem é o principal culpado pela quebra do celular, já que os “vilões” variam de acordo com cada problema. Mas tanto o mau uso como os defeitos de fábrica foram mencionados pelas assistências técnicas. Para Rodrigo Jun, representante da Dual Solution, os problemas estão mais associados à forma como as pessoas usam os telefones do que fabricação. “Claro que há exceções”, diz.

“Os problemas com software têm aparecido mais com o aumento na venda de Androids. O usuário acaba instalando aplicativos e o sistema para de funcionar corretamente”, explica Humberto de Mello, diretor comercial da Celsite. “Muitos tentam instalar programas e jogos sem mesmo ver se são compatíveis com a versão do Android instalada no celular”, comenta Jun.

Já para Luciano Siqueira, diretor técnico da Luctel, falhas no projeto de celulares acabam ocasionando a maior parte dos problemas. “Existem projetos que acabam saindo com falhas e causam transtorno aos clientes. Podemos afirmar que todas as marcas possuem esses erros”, critica Siqueira. “Em muitos dos casos, os clientes têm de pagar pelo conserto, pois o vício aparece só após o período de garantia”, completa.

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