quinta-feira, 4 de outubro de 2012

UOL: Vício em internet pode ser incluído em guia médico internacional de transtornos mentais



Inclusão do vício em internet no guia médico internacional poderá auxiliar no tratamento de crianças que têm o transtorno 

A próxima versão do Guia Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, publicação internacional dirigida a profissionais da área de saúde, deve incluir o vício em internet na lista de distúrbios psiquiátricos, segundo o “Daily Mail”. O objetivo é acelerar o diagnóstico de crianças e jovens com o transtorno.

O DSM-IV (sigla em inglês para o guia) deve sair em maio do próximo ano. Especialistas da Sociedade Australiana de Psicologia sugeriram que o vício em internet fosse incluído no manual internacional. O distúrbio ficará listado como “recomendado para estudo futuro”.

A principal preocupação dos especialistas ao solicitar a inclusão do vício em internet no manual é com as crianças. Com mais profissionais de saúde estudando o transtorno mental, fica mais fácil o diagnóstico dos pacientes, em sua maioria jovens, segundo Mike Kyrios, da Universidade de Swinburne. “Com crianças, os videogames são uma questão óbvia. Mas em geral a tecnologia pode ser um problema em potencial”, disse o pesquisador.

Emil Hodzic, dono de uma clínica de tratamento de vício em videogames em Sydney, alerta para a crescente chegada de pacientes jovens ao local – alguns com menos de 12 anos. “O sinal mais típico do vício são os sintomas de abstinência. Qualquer sinal de angústia, irritabilidade, frustração quando eles não podem acessar a internet”, detalhou Hodzic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário