quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Folha: Totvs abre centro no Vale do Silício para criar tecnologia de ponta

HELTON SIMÕES GOMES
MARIANNA ARAGÃO


A brasileira Totvs, sexta maior empresa de software do mundo, inaugura hoje um centro de desenvolvimento de novas tecnologias no Vale do Silício, na Califórnia, com o objetivo de expandir a liderança local na América Latina para o resto do mundo.

Será também um centro para analisar investimentos em start-ups americanas.

É a primeira companhia do país a estabelecer um escritório na região que mais inova do mundo, lar de empresas como Facebook, Google e Apple.

"Nosso objetivo estratégico é estar no meio do celeiro mais inovador do mundo", disse Alexandre Dinkelmann, vice-presidente executivo de estratégia da Totvs.

No Brasil, a Totvs enfrenta uma disputa acirrada por mercado com a alemã SAP. Segundo a Gartner, a empresa possui 48,6% do mercado brasileiro. Presente no México, Argentina e Chile, lidera em países emergentes.

"Nosso foco é América Latina, mas a gente começa a ampliar horizontes. Agora com os Estados Unidos." Peru e Colômbia são outros países em que a empresa irá atuar.

Com o chamado Totvs Labs, a empresa pretende desenvolver aplicações corporativas de ponta com mão de obra especializada do Vale de Silício.

A equipe já conta com 12 desenvolvedores, entre indianos, russos, chineses, americanos e brasileiros, mas há perspectiva de ampliação.

O objetivo da Totvs é aproveitar o ecossistema local de tecnologia para criar suas próprias soluções para redes sociais, dispositivos móveis, computação em nuvem e análise de grandes massas de dados.

FUNDO DE INVESTIMENTO

"Estando lá, a gente consegue se posicionar como uma empresa inovadora em nossos mercados e dar lastro para expansão a outros países", afirmou Dinkelmann.

Também faz parte da estratégia estabelecer parcerias com empresas americanas. A companhia trabalha agora para lançar em janeiro seu fundo próprio de investimento em empresas iniciantes (venture capital).

"A está criando uma área de novos negócios e uma unidade de investimento em venture capital no Brasil", afirmou Dinkelmann à Folha. "A gente quer explorar a possibilidade de adquirir empresas mais jovens com alto grau de inovação."

Segundo o executivo, o escritório no Vale funcionará também para identificação de start-ups potenciais para serem adquiridas ou receberem aportes da Totvs. Com isso, a empresa pretende agregar uma nova tecnologia ou atrair talentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário