terça-feira, 6 de novembro de 2012

INFO: Furacão Sandy eleva número de mensagens spam



São Paulo – O Furacão Sandy provocou diversos danos, mas um grupo de pessoas se mostrou agradecido com a tempestade: os cibercriminosos, que estão se aproveitando do desastre natural para disseminar o envio de mensagens spam.

Segundo a Symantec, foram identificadas diversas mensagens com títulos que traziam as palavras “furacão”, “sandy” e “tempestade sandy”. Em todas as ocasiões os criminosos aproveitavam para pedir doações aos afetados pela tempestade.

Nenhum dos golpes traz mensagens muito relevantes e em sua maioria usam o nome “Sandy” para enganar os usuários e leva-los a clicar em um link para que enviassem suas doações.

A Symantec afirma que a tendência agora é diversificar os golpes relacionados à tempestade Sandy. De acordo com a empresa, nos próximos dias é provável que apareçam novos golpes como falsas notícias, fotos, solicitações para doações, scams, campanhas phishing e links maliciosos para vídeos.

A empresa aconselha os usuários a nunca clicar diretamente em um link enviado por e-mail e sempre digitá-lo diretamente na barra de endereços do navegador. Além disso, se estiver interessado em ajudar com doações, entre em contato com os canais legítimos para tais ações.

Ainda segundo a Symantec, entre agosto e setembro deste ano, as mensagens spam representaram 75% de todos os e-mails no mundo.

Exemplo de uma das mensagens spam pedindo 
doações para vítimas do Sandy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário