quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

COMPUTERWORLD: Qualcomm quer sofisticar smartphones de baixo custo



A Qualcomm está preparando dois novos processadores com quatro núcleos para o mercado de smartphones populares, com suporte para diversos padrões chineses.

A fabricante de chips dos EUA disse que irá lançar as duas CPUs, projetadas para redes 3G, em sua linha Snapdragon, no ano que vem. Elas virão com amostras - que ficarão disponíveis até junho - para os fabricantes de celulares. Os processadores MSM8226 e MSM8626 da Qualcomm suportam recursos que hoje são padrão em smartphones de alto nível, como a captura de vídeo de 1080p de alta definição e reprodução e suporte para câmeras com até 13 megapixels de resolução.

Processadores quad-core são atualmente utilizados principalmente em smartphones de alto padrão, como o Samsung Galaxy SIII. Mas, quando os custos de produção baixam, ofertas como os novos processadores da Qualcomm trazem a tecnologia para modelos mais simples também. 

A companhia disse que os chips serão feitos usando um processo de fabricação de 28 nanômetros, e irá apoiar padrões CDMA e HSPA usados na China, onde os celulares normalmente custam menos do que nos EUA e Europa. A empresa disse ainda que os chips são otimizados para bateria de longa duração, mas mesmo assim entregam gráficos avançados.

O foco da Qualcomm em dispositivos móveis tem ajudado a empresa a crescer, enquanto outros fabricantes de chips lutam em um mercado estagnado. O mercado global de chips terá declínio de 2,3% em 2012, e sete das dez principais fabricantes verão suas receitas cair, de acordo com a IHS iSuppli.

A Qualcomm está procurando usar suas reservas de dinheiro para expandir a criação de novos componentes. A empresa concluiu um acordo com a fabricante japonesa Sharp para, em conjunto, produzirem telas de dispositivos móveis baseadas na tecnologia que está desenvolvendo por meio da subsidiária Pixtronix. A fabricante de chips poderá investir até 120 milhões de dólares na Sharp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário