quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Convergência Digital: Mesmo em queda, os 'feature phones' reinam no mercado brasileiro



Estudo realizado pela IDC revela que o mercado brasileiro de telefones celulares atingiu a marca de 15,3 milhões de aparelhos vendidos no terceiro trimestre de 2012, número que representa uma queda de 15,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

“O mercado aponta para uma queda acentuada na venda dos feature phones, ou seja, os aparelhos tradicionais, que não têm sistema operacional. Enquanto os smartphones, dispositivos que contam com sistema operacional, continuam crescendo”, declara Bruno Freitas, supervisor de Pesquisas da IDC Brasil.

Do total de aparelhos vendidos durante o terceiro trimestre, 4,2 milhões são smartphones e 11,1 milhões são feature phones. Segundo a IDC, os dados mostram queda de 28,5% no mercado dos aparelhos convencionais e crescimento de 65% dos smartphones quando comparados com o mesmo período do ano passado.

"Até meados de 2011 eram poucos os fabricantes que tinham em seus portfólios muitas opções de smartphones. Agora esse número já é bastante expressivo. Além disso, há um forte movimento criado pelas operadoras para oferecer esse tipo de dispositivo e aumentar a venda de serviços, como planos de dados, por exemplo. O varejo é outro segmento que tem demonstrado crescimento na venda destes aparelhos”, completa Freitas.

No terceiro trimestre deste ano, os aparelhos com sistema operacional Android representaram 80% do volume de vendas e a tendência é que este número aumente ainda mais. Na América Latina o Android representou 69% e no mundo 75%. No mesmo período do ano passado, o Android representava 60,1% no mercado brasileiro, 50% na América Latina e 57% no mundo.

“Até 2014 os aparelhos com sistema operacional devem passar os feature phones porque o mercado de TI está passando por um momento de transformação com a explosão das redes sociais e a migração para os dispositivos móveis. O usuário que antes comprava um feature phone, hoje tem a opção de comprar um smartphone por preços mais convidativos”, diz o supervisor de Pesquisas da IDC.

De acordo com o estudo, os smartphones com preços abaixo de R$ 700 no terceiro trimestre de 2010 representavam um total de 27% das vendas e atualmente representam 64%. Para Freitas, isso é reflexo da popularização desses aparelhos. “Existem novos competidores trazendo disputa por preço e inovação”. Até o fim do ano, a IDC espera que sejam comercializados 59 milhões de aparelhos celulares, sendo 16 milhões smartphones e 43 milhões feature phones. Este número é 11% menor do que o apresentado em 2011. 

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