terça-feira, 11 de dezembro de 2012

IDG Now!: E-Life lança software para monitorar redes sociais com foco em PMEs




Voltado para pequenas e médias empresas, 'Buzzmonitor' promete ir além da medição de Likes retuítes, diz empresa

A E.life – empresa de inteligência de mercado e gestão do relacionamento nas redes sociais – anunciou uma nova ferramenta para o monitoramento da presença das marcas nas redes sociais. Chamado 'Buzzmonitor', o software promete ir além da medição de "Likes" e retuítes, principais métricas utilizadas atualmente. "É um programa focado em indicadores de negócios", afirma Alessandro Barbosa Lima, CEO.

De acordo com ele, o Buzzmonitor permitirá possibilita criar campanhas promocionais e ações de relacionamento pontuais e direcionadas ao público-alvo, com base em informações extraídas sobre os consumidores a partir destes canais. "O software também permite analisar todo o conteúdo gerado por estas mídias, transformá-los em dados estratégicos e interagir com consumidores em tempo real", explica Lima.

Como exemplo de indicador mensurável, que foge do monitoramento tradicional, ele aponta o índice de filas em bancos. "É um passo além dos shares e likes e ir para indicadores de negócios", diz.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Deloitte, 51% das PMEs investem em soluções de CRM e mídias sociais para aumentar o volume de vendas. Para 2013, esse índice irá subir para 65%.

Social Business“Para as grandes empresas, já trabalhamos com a análise de aproximadamente 54 milhões de posts por mês”, diz . “Agora, queremos levar o ‘social business’ para todos, compartilhar também com as empresas de médio porte o nosso know-how”, defende. Para ele, atualmente os quatro P do Marketing (produto, preço, praça e promoção) podem ser monitorados nas redes. "As informações sobre esses fatores-chaves podem ser minerados", diz o executivo. 

Para o executivo, a mineração em grandes quantidades de informação (Big Data) é uma das tendências para 2013. "Uma marca como iPhone pode trazer mais de 1 milhão de publicações mensais, só no Twitter de usuários brasileiros", diz. "Hoje não temos servidores, largura de banda, banco de dados e algoritmos que suportem isso", aponta.

Lima afirma que o Buzzmonitor permite a produção de relatórios periódicos sobre a imagem de uma empresa com base na varredura do volume de posts e na natureza de publicações de consumidores em blogs, fotoblogs, wikis, sites pessoais, fóruns e em redes como o Orkut, Twitter, Facebook, MySpace e LinkedIN.

O software custa a partir de 790 reais mensais. O valor inclui o monitoramento de até 6 mil posts mensais e a possibilidade de configurar termos para busca e usuários ilimitados.

O banco de dados do Buzzmonitor agrega dados coletados nas mídias sociais no Brasil, Alemanha, Espanha, México e Portugal, países onde o grupo E.life está presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário