sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

INFO: Gartner lista as 3 barreiras ao planejar a consumerização



São Paulo - O Gartner, especializado em análises de TI, verificou as empresas interessadas em aceitar o uso de aparelhos pessoais no ambiente de trabalho e listou as três principais barreiras ao implementar a consumerização nestas corporações.

Ainda segundo a pesquisa, 70% das empresas participantes do estudo planejam nos próximos 12 meses implementar a consumerização no ambiente de trabalho, que é permitir o uso da rede da empresa por meio de smartphones, tablets e notebooks dos funcionários.

A primeira barreira para a consumerização é a preocupação com os aplicativos instalados nos aparelhos dos colaboradores. Alguns destes apps podem facilitar o vazamento de dados sigilosos.

Além disso, a empresa não pode impedir a instalação de um software no notebook pessoal do colaborador ou proibir que a pessoa use um app em seu tablet ou acesse determinadas páginas na internet.

A segunda barreira é a liberdade que o funcionário possui em escolher o seu dispositivo móvel. Neste caso, a empresa deve acompanhar as atualizações de segurança de todos os sistemas operacionais para todos os aparelhos.

Já o departamento de TI deverá personalizar, por exemplo, a criptografia durante a transferência dos dados e o período de espera para o aparelho bloquear a tela com senha.

A terceira barreira listada pelo Gartner possui relação com a necessidade de apagar à distância o conteúdo corporativo. A pesquisa mostra que, às vezes, é complexo fazer o funcionário permitir o gerenciamento total do dispositivo pela empresa. É necessário que o departamento de TI tenha precaução para evitar a exclusão, por exemplo, de fotos ou vídeos pessoais.

O Gartner afirma também que esta função, responsável por gerenciar remotamente todo o aparelho, é essencial para evitar a cópia e divulgação de dados sigilosos em casos de perda ou roubo do aparelho.

A consumerização é considerada positiva e avaliada como uma tendência nas empresas. As principais vantagem, segundo pesquisas, é a redução de custos e o aumento da produtividade das corporações.

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