sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

INFO: Itu busca ser um dos maiores polos tecnológicos do Brasil


Com a chegada da Lenovo e da Foxconn, 
a cidade do interior de São Paulo com mania 
de grandeza quer se tornar um dos principais 
polos tecnológicos do país. Quem sabe o maior?

São Paulo - Uma generosa porção de filé à parmegiana, acompanhado de batatas fritas e arroz, foi servida para a comitiva da Foxconn em uma de suas visitas oficiais a Itu.

O bife de 48 centímetros do restaurante Bar do Alemão combinava com as dimensões dos negócios tratados à mesa. De um lado, representantes da cidade paulista que se orgulha da fama de capital mundial do exagero. Do outro, os executivos da maior fabricante de computadores e componentes eletrônicos do mundo, prestes a investir 1 bilhão de reais em uma nova fábrica no Brasil. Entre eles, enormes travessas de comida e uma pergunta: por que Itu?

A cidade soube usar argumentos convincentes. Em setembro, após dois anos de buscas e negociações com diferentes municípios, a Foxconn anunciou sua decisão. A capital dos superlativos, que tem como símbolo um megaorelhão de sete metros de altura, receberia a nona* fábrica da Foxconn no país. O local escolhido é um terreno de 1,5 milhão de metros quadrados às margens da SP-075, conhecida como Rodovia do Açúcar. É nessa mesma estrada que outra gigante da tecnologia se prepara para inaugurar suas novas instalações.

A chinesa Lenovo, segunda maior fabricante de computadores do mundo, investiu 30 milhões de dólares em uma fábrica e um centro de distribuição que começam a funcionar neste mês. Além dessas, três empresas sul-coreanas, cujos nomes são mantidos em sigilo, estudam abrir unidades na cidade. Itu mostrou que tem muito mais a oferecer do que um bom jantar. “Encontramos na cidade mão de obra qualificada, boa localização e logística”, disse a INFO Dan Stone, presidente da Lenovo Brasil.

A 103 quilômetros de São Paulo, o município está perto o suficiente do maior centro comercial do país, mas ainda não sofreu a especulação imobiliária das áreas mais próximas à capital. “Essa região tem sido muito procurada pelas empresas. Oferece qualidade de vida a um custo de aquisições menor”, diz Luciano Almeida, presidente da Investe São Paulo, agência do governo estadual criada há três anos para ajudar investidores na busca por um município. Itu está próxima de polos já consolidados, como Campinas e Sorocaba, centros de pesquisa e desenvolvimento.

Pela estrada SP-075, a Lenovo chega a essas duas cidades e a três importantes rodovias: Castelo Branco, Anhanguera e Bandeirantes. Para quem vem de longe, o aeroporto de Viracopos fica a cerca de 50 quilômetros. O fácil acesso é crucial para os planos dos chineses. A nova planta de 325 mil metros quadrados é a espinha dorsal de um ambicioso projeto de crescimento revelado em setembro, quando a Lenovo adquiriu a brasileira CCE, por 300 milhões de reais. “Essa é a fábrica mais avançada e com a maior variedade de produtos que temos. Ela é parte central da estratégia para chegar à liderança do mercado no Brasil", afirma Stone. Inicialmente, a empresa produzirá notebooks, ultrabooks e desktops, mas deve expandir seu portfólio de produtos.

Outlet de iPhones?

Conhecida por produzir gadgets para a Apple e gigantes como Dell, HP e Sony, a Foxconn também tem planos que combinam com a mania de grandeza de Itu. A taiwanesa instalada em 14 países pretende construir na cidade interiorana a sua maior fábrica fora da China, em um prédio de aproximadamente 400 mil metros quadrados. Embora a empresa não divulgue detalhes, confirma que a nova unidade deve produzir componentes antes importados que serão distribuídos para suas outras unidades. “Uma das exigências era a de que a cidade escolhida ficasse próxima a Jundiaí, onde a Foxconn possui duas fábricas”, diz Almeida, da Investe São Paulo. Das cinco plantas da empresa no estado de São Paulo, quatro estão a até 50 quilômetros de Itu. Além de Jundiaí, há unidades em Sorocaba e Indaiatuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário