sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

COMPUTERWORLD: Brasil e União Europeia assinam novo acordo de cooperação em TI


Países querem fortalecer e expandir a aliança ao explorar e identificar atividades em áreas de interesse mútuo.


O Brasil e a União Europeia (EU) assinam hoje (24/1) novo acordo na área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) durante a 6ª Cúpula Brasil-União Europeia, que será realizada em Brasília. O acordo, denominado arranjo de implementação, tem como objetivo aprofundar e ampliar a cooperação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) com o Joint Research Centre (JRC), departamento da Comissão Europeia. 

A parceria em CT&I entre Brasil e UE teve início em 2007. Desde então, foram criados grupos temáticos para discutir a cooperação nas áreas de energia, TICs, nanotecnologia, saúde, alimentos, agricultura e biotecnologia, meio ambiente, transportes, infraestrutura de pesquisa, inovação e tecnologias sociais.

O novo acordo concretiza a vontade política de fortalecer e expandir a cooperação, propondo explorar e identificar atividades em áreas de interesse mútuo. A entidade da UE reúne sete institutos de pesquisa em quatro países – Bélgica, Itália, Holanda e Espanha – e é considerada referência para os países do bloco europeu.

Segundo reportagem da Agência Brasil, a intenção do arranjo de implementação é identificar a melhor estrutura de gestão para as ações a implementar, incluindo os recursos financeiros necessários para execução das metas. Um grupo de coordenação vai conduzir as ações propostas e elaborar um roteiro sobre as atividades prioritárias de cooperação e meios a serem utilizados, incluindo intercâmbio de equipes, compartilhamento mútuo de instalações de pesquisa e transferência de tecnologias, são outros pontos inclusos no acordo.

Prevenção de desastres e gestão de crises; mudanças climáticas e gestão sustentável de recursos naturais; energia, incluindo bioenergia, smart grids, energias renováveis e segurança nuclear; segurança alimentar; bioeconomia, incluindo biotecnologia; tecnologias de informação e comunicação (TICs), incluindo geoinformação e aplicações espaciais; e nanotecnologia estão entre as áreas de interesse.

(*) Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário