Os gastos mundiais com TI deverão alcançar 3,7 trilhões de dólares em 2013, com aumento de 4,2% sobre os valores que as companhias desembolsaram em 2012, segundo previsões do Gartner.
De acordo com os analistas do Gartner, grande parte desse aumento é resultado dos investimentos projetados em moedas estrangeiras. Quando medido em dólares, a previsão do crescimento dos gastos de TI em 2013 é de 3,9%.
Os analistas da consultoria observam que a desaceleração da economia faz com que as empresas se mantenham cautelosas com novos projetos, embora algumas tecnologias estejam na agenda dos CIOs como prioritárias.
O maior mercado para investimentos continua sendo o de telecomunicações, que responderá por 1,7 trilhão de dólares dos gastos totais previstos para 2013. Os analistas do Gartner afirmam que parte desses valores será aplicado em serviços de dados móveis para compensar o declínio dos serviços de voz fixa e sem fio.
Para 2016, o Gartner estima que dados móveis responderão por 33% do serviços de telecomunicações, acima dos 22% registrados em 2012.
Os serviços de TI aparecem em segundo lugar em investimentos, responsáveis por 927 bilhões de dólares do montante que as empresas vão desembolsar para tecnologia neste ano.
Os gastos com dispositivos em todo o mundo, que inclui PCs, tablets, telefones celulares e impressoras, deverão chegar a 666 bilhões de dólares em 2013, um aumento de 6,3% em comparação com 2012. No entanto, esta é uma significativa redução nas perspectivas para 2013 em comparação com a previsão anterior do Gartner que era de 706 bilhões de dólares em todo o mundo, com crecimento de 7,9%.
A previsão de crescimento das despesas mundiais com dispositivos foi reduzida para uma média 4,5% até 2016 em dólar devido à crise nos Estados Unidos e em outros mercados. Estas reduções refletem uma forte queda da projeção de aumento dos investimentos em PCs e tablets parcialmente compensados por incrementos marginais das despesas com telefones celulares e impressoras.
Já os gastos com software empresarial em todo o mundo deverão alcançar 296 bilhões de dólares em 2013, um aumento de 6,4% em comparação com 2012. Este segmento será impulsionado por mercados-chave, como gestão de segurança, armazenamento e CRM.
No entanto, a partir de 2014, as soluções para Big Data e iniciativas de gerenciamento de informações, tais como de conteúdo empresarial, ferramentas de integração de dados e de qualidade de dados receberão mais investimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário