A Canonical, produtora do sistema operacional Ubuntu, anunciou a versão móvel da plataforma voltada para smartphones.
O Ubuntu para smartphones foi desenvolvido sob o mesmo núcleo do sistema Android, mas não utiliza o Java Virtual Machine, o que proporciona menos gasto de energia do celular. O sistema terá suporte para dispositivos com processadores de arquitetura ARM ou x86 da Intel.
Ainda não foram revelados as operadoras e fabricantes que irão suportar o novo sistema, mas a Canonical afirma que o primeiro smartphone será produzido por uma grande fabricante de aparelhos Android.
A plataforma ainda está em fase final e os desenvolvedores interessados já podem se cadastrar para testar o Ubuntu para smartphones, com o Galaxy Nexus sendo o único dispositivo oficialmente suportado atualmente.
O Ubuntu para smartphones, será apresentado em detalhes na próxima semana durante a feira CES 2013. Segundo a Canonical, até o começo de 2014 os primeiros aparelhos com a nova plataforma serão lançados.
Novidades – A interface do Ubuntu móvel é uma das principais características da nova plataforma. Funções como mudar de apps ou pesquisar um conteúdo poderão ser acionadas com um simples movimento do dedão nos cantos da tela.
Já a tela inicial trará uma experiência mais dinâmica para o usuário. Ao contrário da grade estática que é vista hoje no Windows Phone, Android ou iOS, a interface é mais focada nos conteúdos usados recentemente ou com mais frequência pelo usuário.
A versão também trará comandos de voz e texto que irão funcionar com qualquer aplicativo. Além disso, os dispositivos com o sistema móvel Ubuntu poderão ser utilizados com um monitor, teclado e mouse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário