O Google recebeu no ano passado 55,2 milhões de pedidos para retirar links que continham conteúdo pirateado. O volume corresponde somente à ferramenta de busca, não a outros serviços, como o YouTube e o Blogger.
Como a empresa não totaliza os pedidos feitos no ano, a reportagem somou o número de solicitações feitas por semana, divulgado no site. A empresa diz não ter a porcentagem de pedidos atendidos em 2012 e informa que, em 2011, a taxa foi de 97%.
A remoção de links que violem direitos autorais é uma exigência de uma lei dos EUA de 1998. Caso contrário, o Google pode responder judicialmente pelo conteúdo.
O site, porém, só passou a tornar público os pedidos de remoção de conteúdo em maio de 2012 - antes, apenas as solicitações de governos eram publicadas.
À época, o Google, sob pressão das indústrias fonográfica e cinematográfica, afirmou que tomou a decisão para afastar a imagem de conivência com a pirataria.
As maiores solicitantes no ano foram as entidades que reúnem gravadoras, como EMI, Sony, Universal e Warner Music. Primeira e quarta colocadas, a americana RIAA e a britânica BPI pediram a retirada de 8,2 milhões e 3,9 milhões de links, respectivamente.
O recurso também é usado por empresas de outros nichos, como a Microsoft, que pediu a retirada de 6,2 milhão de links. Alvo de 2,3 milhões de solicitações, a página que reúne vídeos Filestube foi a campeã em reclamações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário