Para o governo, dados que as empresas coletam dos usuários são commodities da economia digital
O Governo da França estuda a adoção de um novo imposto para taxar as empresas digitais estrangeiras que atuam no país.
A medida elabora pelo governo do presidente François Hollande tem como objetivo reter parte da receita que empresas como Google, Amazon e Facebook produzem no país, mas remetem para os Estados Unidos.
Segundo reportagem do jornal The New York Times, o governo francês considera os dados que as empresas coletam dos usuários com o objetivo de direcionar a publicidade um material bruto, espécie de commodity da economia digital.
"Essas informações possuem um valor distinto, pouco analisado na ciência econômica ou nas estatísticas oficiais”, afirma o relatório obtido pelo jornal.
A estimativa é que o Google arrecade entre 1,5 bi e 2 bi de euros anualmente na França com a venda de publicidade. Porém, as empresas de tecnologia realizam manobras tributárias a fim de minimizar os impostos pagos.
“Estamos apenas trabalhando para nos certificar que a Europa não é um paraíso fiscal para algumas gigantes da internet”, afirmou o ministro da economia da França, Fleur Pellerin, à imprensa local na última sexta-feira (18).
O Google não se manifestou sobre o caso.
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