quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

INFO: Pesquisadores desenvolvem bateria flexível


 
Protótipo de smartphone com tela flexível Youm 
apresentado pela Samsung na CES 2013.

Uma equipe de pesquisadores coreanos do Ulsan National Institute of Science and Technology desenvolveu a primeira bateria de lithium-ion flexível.

Segundo os pesquisadores, o novo sistema é mais estável e seguro do que o encontrado nas baterias convencionais.

“Baterias convencionais que utilizam eletrólitos liquefeitos possuem problemas de segurança, pois a proteção que separa os eletrólitos pode derreter quando esquentar permitindo que os elementos positivos e negativos entrem em contanto, provocando uma explosão”, afirmou um porta-voz em entrevista ao jornal Korean Joongang Daily.

A utilização dessa tecnologia em baterias permitirá também o desenvolvimento de dispositivos móveis flexíveis e componentes recarregáveis mais eficientes.

Desta forma, também não seria necessário produzir cases de bateria em formato quadricular. Segundo os pesquisadores, o processo de fabricação dessas baterias seria bastante rápido.

“Como nossa tecnologia utiliza materiais flexíveis, mas sólidos, e não líquidos, pode-se esperar um nível muito maior de estabilidade do que o encontrado nas baterias recarregáveis atuais”, afirmou o porta-voz.

Um aparelho que poderia se beneficiar dessa tecnologia seria o protótipo de smartphone com tela flexível Youm apresentado pela Samsung durante a CES 2013 na semana passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário