terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Olhar Digital: Serasa desenvolve software contra fraude em telecom



Sistema promete aumentar em 79% a capacidade de prevenção de golpes contra empresas do setor 



A Serasa Experian desenvolveu um sistema que pode reduzir o número de fraudes nas telecomunicações. O software, chamado de Hunter, promete aumentar em 79% a capacidade de prevenção de golpes contra empresas do setor, segundo a Teletime.

O programa verifica dados do solicitante, como endereços, números de telefone e e-mails. A apuração levanta inconsistências entre os pedidos ou a existência de múltiplas solicitações por parte de um mesmo CPF ou CNPJ. O sistema ainda gera alertas indicativos de atividades potencialmente fraudulentas.

De acordo com levantamento da Serasa, as operadoras de telefonia poderiam evitar perdas em torno de R$ 45,3 milhões com o uso da ferramenta. Um estudo da empresa aponta que o mercado de telecom foi o que mais sofreu tentativas de fraude em 2012, superando os bancos. Entre janeiro e dezembro do ano passado, foram registradas 2,14 milhões de tentativas de fraudes em diversos segmentos pesquisados.

Os golpistas se interessam pelo setor, pois as teles fornecem contas por correspondência que podem ser utilizadas como comprovantes de endereço. Os criminosos usam dados falsos ou informações de vítimas para fraudar a habilitação de linhas telefônicas, emissão de cartões de crédito, compra de automóveis, abertura de conta corrente, financiamento de eletrônicos, compra de celulares, entre outros itens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário