terça-feira, 8 de janeiro de 2013

TI INSIDE: Menos da metade das empresas acredita que fenômeno BYOD reduza custos



Apenas 40% das companhias acreditam que o fenômeno BYOD (sigla em inglês para "traga o seu próprio dispositivo") proporcione uma redução nos custos com dispositivos móveis, conforme revela uma pesquisa encomendada à Forrester Research pela Trend Micro. O objetivo do estudo foi avaliar o impacto financeiro desse movimento nas empresas. O estudo foi realizado em 2012, nos Estados Unidos e na Europa, com diretores executivos e gerentes de TI sênior de 200 organizações que desenvolvem programas de BYOD entre seus funcionários.

Os resultados também mostraram que uma minoria de empresas vê uma redução de custos com voz (20%) e dados (23%), quando consideram o BYOD. Os fatores-chave que orientam a maioria das empresas a definir os programas são aumentar a produtividade do trabalhador, mencionado por 70% dos entrevistados, e fornecer acesso às informações corporativas para funcionários que estão fora do escritório, citado por 63%.

A pesquisa também apontou que apenas metade das empresas mede o impacto específico alcançado pelo BYOD separadamente de outros tipos de processos de negócios. Entre os itens examinados, 60% medem os custos de licença de software, 53% avaliam o reembolso para os dispositivos dos funcionários e 51% consideram o custo de reposição de dispositivos.

“De um modo geral, serviços orientados a verticais com custos administrativos de pessoal altos estão prontos para ganhar mais com BYOD — devido a um aumento considerável na produtividade do trabalhador —, enquanto verticais de indústria e de capital intensivo sentem um impacto menor”, explica o vice-presidente da Trend Micro no Brasil, Hernán Armbruster.
O lado positivo, ao medir os prós e contras da adoção do BYOD, é que 66% das companhias destacam a produtividade do trabalhador. Do lado negativo, 41% afirmam que a tendência afeta a gestão dos custos para dispositivos móveis, 36% reportam elevação nas ligações ao suporte e 33% consideram um aumento nos custos com help desk.

Resultados positivos

No geral, pesquisa constatou 15% de redução de custo na substituição de dispositivos e 12% de aumento na produtividade dos funcionários entre as companhias que adotam o BYOD. Além disso, apurou 8% de redução nos reembolsos por despesas de dados do empregado e 5% de queda nos custos com treinamentos e cursos.

A estimativa do estudo é de 7% de crescimento no custo coom gerenciamento de dispositivos móveis, alta de 3% nos custos de segurança dos dados corporativos críticos, 3% de elevação em despesas com servidores e 2% a mais nos gastos para cumprimento de regulamentações.

“A falta de estratégia na abordagem da consumerização cria riscos de segurança, exposição financeira e um pesadelo gerencial para TI", conclui Armbruster. Para ele, ao abraçar a tendência, existe a necessidade de "abordagem estratégica, políticas flexíveis, segurança apropriada e ferramentas de gerenciamento”. 

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