quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

TI INSIDE: Teles apostam na integração da cobrança e gestão de políticas para melhorar serviços



Para melhorar a experiência dos clientes e obter maior retorno dos investimentos nas redes 4G, as operadoras pretendem oferecer aos clientes planos de dados personalizados, visibilidade e controle em tempo real dos dados utilizados, segundo relatório de uma pesquisa global, divulgada nesta quarta-feira, 9, encomendada à Heavy Reading pela Amdocs, fornecedora de software e serviços para billing, CRM e sistemas de suporte a operações (OSS).

Na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico 100%, 90% e 80% dos entrevistados, respectivamente, dizem que suas empresas precisam integrar as funções de gestão da cobrança e políticas; 40% das operadoras do Caribe e da América Latina concordam que a integração entre a gestão da cobrança e das políticas possibilita às operadoras apresentarem serviços direcionados ao tipo de aparelho, tipo de serviço, status da rede, localização do cliente e outras informações do cliente em todas as linhas de negócio.

Além disso, 75% dos entrevistados disseram que suas empresas pretendem administrar regras para a política e cobrança a partir de um local como um catálogo central de produtos e 40% afirmam que suas empresas tentaram ou estão tentando integrar os sistemas de gestão de políticas e cobrança, sem sucesso, contra 10% do ano passado.

O estudo revela ainda que 80% das operadoras lançaram ou estão testando serviços LTE (long term evolution, na sigla em inglês), enquanto 92% afirmam que seus departamentos de marketing estão pedindo aos departamentos de TI que possibilitem planos de dados inovadores (70% dizem que não podem fazê-lo no momento) e 63% planejam lançar serviços de VoLTE (voice sobre LTE) entre 2013 e 2014.

Outro fator apontado é que 60% dos participantes do levantamento dizem que suas empresas desejam estabelecer competências de TI para possibilitar a personalização dos planos e promoções de serviços de dados, e metade afirma que suas empresas desejam estabelecer essas competências para possibilitar a visibilidade e o controle em tempo real dos planos e da utilização dos dados. Porém, ainda levará alguns meses para as operadoras lançarem novos planos de serviços de dados — quase 60% dos entrevistados dizem que sua empresa levará de três a seis meses para lançar um novo serviço; 20% afirmam que levarão mais tempo.

O estudo tem como base 70 entrevistas qualitativas, realizadas entre outubro e novembro de 2012, com líderes dos departamentos de TI e de marketing de 35 operadoras de serviços. As operadoras entrevistadas são do primeiro e segundo escalões e estão baseadas na Europa (10), América do Norte (10), Ásia Pacífico (10), Caribe e América Latina (5). 

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