quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Codigo Fonte: Operadoras brasileiras precisam iniciar planejamento para Copa e Olimpíadas imediatamente



O Brasil tem um grande desafio pela frente: o país precisa oferecer uma boa estrutura de redes de telefonia móvel para os grandes eventos esportivos que estão prestes a acontecer no país - a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Para enfrentar esse desafio, porém, as operadoras precisarão encontrar soluções para oferecer os melhores serviços pelos menores preços. Uma dessas soluções, chamada de Key Event Experience, foi apresentada pela Ericsson na Mobile World Congress.

O diretor de Banda Larga para a América Latina da companhia, Clayton Cruz, afirma que, na verdade, tudo é apenas uma questão de preparação.

- Pode-se fazer um planejamento de quanto tráfico será gerado em determinado evento, onde esse tráfego será gerado. Pode não ser apenas no local, mas no caminho até esse local - afirmou o executivo, que comandou os projetos das Olimpíadas de Londres, e do Rock in Rio 2011.

Cruz afirma que estudos prévios de eventos com essas proporções dão a dimensão exata da infraestrutura que será necessária instalar. Ele afirma que já está em contato com as operadoras brasileiras, para que elas entendam o que precisa ser feito.

- Planejar uma rede, implementar alterações e otimizar não se faz em uma semana, às vezes meses. Ainda temos tempo, desde que o trabalho comece já - afirmou Cruz.

A grande solução da companhia para este tipo de evento é o "Cell on Wheels", algo como "células sobre rodas", que são bases móveis, que podem ser deslocadas de acordo com a necessidade.

Clayton Cruz acredita que o "Cell on Wheels" vai preencher lacunas em eventos massivos, pois em geral, grandes eventos não possuem problemas de cobertura, mas sim de capacidade das redes.

- Estamos vendo uma nova atitude dos usuários com a massificação dos smartphones, que consome mais dados da rede. E isso precisa ser levado em conta - afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário