quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

COMPUTERWORLD: Cisco declara guerra ao sistema de comunicações unificadas da Microsoft



A Cisco escolheu a véspera da primeira conferência Lync, da Microsoft, para atacar a plataforma de comunicações unificadas (UC, na sigla em inglês) da companhia de Bill Gates. Segundo a fabricante, a solução é “incompleta, quando comparada com as ofertas de UC da Cisco”. 

A Cisco iniciou o que batizou de uma conversa franca e direta sobre o que é importante quando os executivos de TI decidirem quais plataformas escolher. A ressalva da Cisco sobre o produto da Microsoft está focado em três pontos:

  • A Microsoft não fornece telefones, terminais de vídeo, voz e gateways de vídeo, redes e conexões PSTN na nuvem, fazendo com que os clientes encontrem esses componentes em outros fabricantes, aumentando o custo e a complexidade 
  • Não está claro o caminho de implementação na nuvem do Lync que suporte a mesma funcionalidade da solução on premise (no local) 
  • Os tablets Surface e laptops da Microsoft competem com outros fornecedores de hardware, gerando um conflito de interesse quando se trata de apoiar programas de Bring Your Own Device (BYOD). 
"Acreditamos que uma solução que foi desenvolvida para uma experiência de desktop é menos capaz de atender aos requisitos da era pós-PC", diz Rowan Trollope, vice-presidente sênior da Cisco e general manager de colaboração, em um post no blog da empresa.

Segundo ele, uma solução otimizada para funcionários apenas dentro do escritório não pode ser capaz de atender às necessidades específicas de outros usuários de forma adequada, e, portanto, resulta em menos valor para os negócios.

A Cisco aponta que a Microsoft falha por não fornecer todos os elementos de infraestrutura necessários para suportar comunicações unificadas e colaboração. "Uma implementação corporativa do Microsoft Lync para a colaboração requer parceiros de tecnologia para a rede de comutação e roteamento, redes sem fio, gateways de voz, de filial de sobrevivência, aplicações de contact center, terminais de vídeo e telefones", diz a empresa em um whitepaper sobre o tema.

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