quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

COMPUTERWORLD: Um terço das empresas no mundo enfrenta problemas de integração na nuvem



Cerca de um terço dos executivos de TI em todo o mundo enfrenta problemas na integração com a nuvem e outros desafios na hora de implementar o modelo, revela pesquisa da consultoria KPMG.

O estudo, que ouviu 674 executivos seniores de 16 países, identificou que 33% dos entrevistados estão tendo de arcar com maiores cursos de implementação de nuvens e 31% estão descobrindo que a integração de serviços em cloud com a arquitetura existente é mais difícil do que o eles imaginavam.

Esses desafios foram classificados como os riscos de segurança mais elevados para 26% dos respondentes, o roubo de propriedade intelectual por 21% e questões legal e de compliance por 18%. Um terço disse que os riscos de perda de dados e privacidade são o principal desafio para a adoção da nuvem.

“As organizações ainda estão amadurecendo quando o assunto é ir além dos benefícios da nuvem e passam a considerar aspectos práticos da implementação de serviços em nuvem”, observa Jonathan Taylor, líder de infraestrutura e arquitetura da KPMG Austrália. Segundo ele, tradicionalmente, as organizações trabalham com vários fornecedores, mas com um conjunto tradicional de ambientes de computação e locais.

"Cloud ainda é uma área relativamente nova para projetar e implementar aplicativos. Há uma curva de aprendizado”, observa. "As pessoas e os processos precisam evoluir e isso sempre é um desafio”, completa.

Ele recomenda que as organizações olhem cuidadosamente para a adequação das cargas de trabalho para os ambientes de nuvem, analisem o custo total de propriedade, investiguem os custos ocultos e analisem o impacto do modelo de funcionamento do que está sendo proposto para se preparar melhor para a nuvem.

Por outro lado, 70% dos respondentes relataram que a nuvem já havia entregue eficiências significativas e redução de custos. Taylor afirma que os benefícios ainda podem ultrapassar de longe os problemas de integração e implementação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário