quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Folha de S.Paulo: Por sinal melhor, governo tenta mediar acordo entre teles e estádios da Copa


Visão geral do Castelão, o primeiro estádio da Copa-2014 
a ser reinaugurado. 

O secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, afirmou que acredita em um acordo entre teles e os responsáveis pelos estádios que receberão jogos da Copa das Confederações e do Mundo para que o sinal de celular seja reforçado dentro das arenas.

"A reunião foi produtiva, clima bom, mas não é uma reunião milagrosa. Se não houver acordo [entre estádios e teles], vamos voltar a sentar e discutir o assunto", disse Alvarez. "Nossos instrumentos legais [do Ministério das Comunicações] são limitados. Temos interesse que o cidadão tenha bom sinal, receba e envie imagens, faça ligações, mas é uma questão comercial".

Para o secretário, ter o telefone funcionando dentro do estádio faz parte das expectativas "de todo e qualquer usuário em um evento histórico como esse".

Por esse motivo, o governo decidiu intervir. Cezar Alvarez destacou que o governo vem intermediando acordos também em outras áreas, como em transportes, com taxistas, e hotelaria, com empresários do setor. "Estamos ajudando a acelerar esse acordo, mas somos expectadores de acordos comerciais."

HISTÓRICO

Para o Ministério das Comunicações o assunto ganhou mais destaque desde que o secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, criticou as falhas no sinal de celular dentro do estádio do Castelão, em Fortaleza (CE), em partida realizada em janeiro deste ano.

Conforme antecipado pela Folha, as teles e os estádios ainda não conseguiram fechar acordo sobre aluguel de uma área onde serão instaladas antenas para reforçar o sinal de internet 3G, 4G e mesmo de voz dentro das arenas.

Sem ampliar a infraestrutura, há risco de os torcedores que forem aos jogos da Copa das Confederações em junho deste ano fiquem incomunicáveis em diversos momentos ao longo da partida, segundo o Sindtelebrasil, sindicato das teles.

O problema seria chamado de "efeito réveillon", porque as dificuldades de uso dos aparelhos móveis seria semelhante ao que já ocorre nas festas de fim de ano --quando as redes das operadoras ficam sobrecarregadas.

"Precisamos de pelo menos 120 dias para colocação dos equipamentos dentro dos estádios. Está em cima do laço", disse o presidente do sindicato das operadoras, Eduardo Levy. O primeiro jogo da Copa das Confederações será em 15 de junho.

ESTÁDIOS

"Não fechamos nenhum contrato ainda, mas a situação está encaminhada", disse o executivo. Ele diz que Brasília, Fortaleza e Salvador estão com "sinal amarelo" e Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, em situação mais crítica, com "sinal vermelho".

Apesar dos acordos estarem caminhando no Rio e em Recife, o atraso dos estádios é visto como um dos motivos para retardar a colocação das antenas para reforço do sinal de celular.

Em Belo Horizonte, o impasse é sobre o valor que será pago para aluguel da sala em que será instalada a infraestrutura das empresas. Segundo o Sindtelebrasil, as negociações seguem em andamento.

"Hoje não tratamos na reunião sobre as outras seis cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo. Mas acreditamos que resolvendo essas seis primeiras, da Copa das Confederações, as outras virão de carona", informou o sindicato.

TELEBRÁS

O secretário do Ministério das Comunicações disse que a reunião de hoje no Ministério dos Esportes, com representante das teles e prefeitos, tratou também de impasses na instalação de infraestrutura da Telebrás.

A estatal tenta instalar em todos os estádios o sinal para transmissão das partidas para os canais de TV de todo o mundo. Questões de engenharia estavam pendentes, mas foram marcadas reuniões bilaterais, entre Telebrás e estádios, para resolver o problema.

O Ministério das Comunicações não deixou pré-agendado novo encontro para tratar do andamento das ações discutidas hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário