quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

G1: Operadoras enxergam riscos em cobertura dentro de estádios na Copa



O secretário executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, informou nesta terça-feira (26) que o governo está tentando mediar os acordos firmados entre operadoras de celular e a administração de estádios para garantir a instalação de infraestrutura de serviço dentro dos estádios das cidades-sede da Copa das Confederações.

O secretário explicou que a 'mediação' feita pelo governo tem efeito limitado, pois os acordos comerciais envolvem especialmente a alocação do espaço para instalação de antenas e equipamentos voltados para a transmissão de sinal em ambiente fechados - conhecida no jargão técnico como 'cobertura indoor'.

"Não está no memorando de entendimentos firmado com a Fifa, mas todos nós queremos o melhor hotel, o melhor transporte, o melhor taxi e o melhor sinal de telecomunicações para os espectadores dos jogos", afirmou Alvarez. Nesta terça-feira ele esteve em reunião no Ministério do Esporte com as operadoras e representantes dos governos das cidades que receberão os jogos.

Por outro lado, o diretor executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Eduardo Levy, que também participou da reunião com o governo, enxerga com preocupação a assinatura dos acordos em três cidades: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. "O sinal vermelho está aceso nessas três cidades", disse.

Levy disse que o principal problema no Rio de Janeiro e Recife é o atraso na entrega dos estádios. "O risco é alto de não fazermos a cobertura indoor porque ainda não conseguimos entrar na sala de equipamentos". Segundo ele, são necessários 120 dias para fazer o projeto de engenharia e instalar os equipamentos. No caso de Belo Horizonte, a situação é ainda mais complicada porque envolve desentendimento sobre o preço de alocação do espaço de 200 metros quadrados necessário para instalar os equipamentos das operadoras.

O diretor do sindicado informou que ainda falta assinar acordos comerciais com as administrações dos estádios de Brasília, Fortaleza e Salvador, mas as tratativas entre as partes têm evoluído. "Ainda temos que acertar detalhes, mas as negociações estão andando", afirmou.

O secretário ressaltou que os compromissos assumidos pelo governo brasileiro envolvendo a entrega de infraestrutura de telecomunicações para o evento preparatório para a Copa do Mundo de 2014 serão cumpridos até o dia 30 de abril. O primeiro jogo da Copa das Confederações está previsto para ocorrer no dia 15 de junho.

"A Fifa nos pediu inicialmente 60 dias de antecedência, que passou para 45 e hoje está em 30 dias", disse Alvarez. Segundo ele, é neste período que serão realizados os testes para conferir se a estrutura está funcionado. O compromisso assumido pelo governo envolve, inclusive, a estrutura que será fornecida pela Telebras para garantir as transmissões de jogo pela TV e ponto de acesso à internet para a organização do evento, sala de imprensa e centros de treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário