quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

TI INSIDE: Custos e dificuldade de integração são os principais desafios para adoção da nuvem



Embora seja tida como irreversível, a computação em nuvem ainda enfrenta muitas barreiras para sua adoção, segundo pesquisa realizada pela KPMG em parceria com a Forbes Insight. Para 33% dos executivos de empresas que usam a nuvem, os custos de implantação da tecnologia foram mais altos do que o esperado, sendo que parcela semelhante deles afirma que a integração dos serviços na nuvem à infraestrutura de TI existente foi especialmente difícil. Os dois problemas apontados vão na contramão dos principais argumentos para adesão ao cloud computing — o baixo custo e rapidez na implantação.

O relatório também indica que, embora 26% dos profissionais ainda vejam a segurança como um desafio importante na adoção da computação em nuvem, parte deles reconhece que o fato de utilizar a nuvem deve melhorar a segurança, e não diminuí-la. Já para 18% dos entrevistados, a regulamentação do segmento é um desafio, enquanto somente 5,5% consideram globalmente a estrutura tributária como um desafio para a adoção da nuvem.

Apesar das dificuldades, os executivos ainda acreditam que os benefícios superam quaisquer dificuldades iniciais. Eles descobriram que o redesenho de processos simultaneamente à adoção do novo modelo é fundamental para abordar as complexidades que frequentemente aparecem nas fases de implantação e operação da tecnologia.

Questionados sobre os motivos que os levaram a adotar a nuvem (embora para quase metade dos entrevistados a redução de custos ainda seja a principal razão para tal), 28% disseram que a velocidade da migração para a nuvem foi importante, assim como o fato de a nuvem ter permitido a entrada rápida em novos mercados (27%) e a transformação dos processos de negócio (22%).

A pesquisa aponta também que mais da metade das organizações já está trabalhando com a nuvem, sendo que 70% daquelas com experiência dizem que a tecnologia já melhorou a eficiência dos processos e promoveu significativa economia de custos.

O estudo foi realizado no fim de 2012 com 674 altos executivos em organizações que usam a nuvem em 16 países, tais como Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Brasil, Canadá, China, Cingapura, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Israel, Itália, Japão e Reino Unido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário