segunda-feira, 11 de março de 2013

Adrenaline: Paciente recebe implante feito com impressora 3D em 75% do crânio



Um homem americano, que não teve o nome divulgado, teve 75% do crânio substituído por um implante feito em uma impressora 3D. O material foi produzido pela Oxford Performance Materials, que recebeu aprovação de agências reguladoras do país, e foi colocado no paciente em uma cirurgia no início desta semana.

Assine a tag impressora_3d para ser avisado sempre que novos conteúdos marcados pela tag forem publicados

Segundo o site News.com.au, o homem teve a cabeça escaneada por um scanner 3D para que a criação da prótese fosse possível. A Oxford Performance Materials afirma que, desde a liberação das agências reguladoras no dia 18 de fevereiro, é capaz de fornecer a tecnologia para “imprimir” implantes para substituir ossos danificados por doenças ou traumatismos.

O implante é feito em polieteretercetona (ou PEEK), e ainda possui uma textura especial com furos feitos para estimular o crescimento natural das células e dos ossos do paciente. A companhia responsável diz conseguir fabricar um implante em duas semanas e ajudar até 500 pacientes mensalmente.

Pelo visto, impressoras 3D estão criando uma nova tendência na medicina. No mês passado, por exemplo, cientistas conseguiramcriar uma orelha praticamente igual à humana com essa tecnologia, usando como matéria-prima colágeno extraído de ratos e células de cartilagem de orelhas de vaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário