Existem alternativas no mercado para aplicativos como o Office, ERP tradicionais e plataformas de mídia social que custam menos e podem atender às necessidades da sua companhia.
Se sua empresa precisa de um software para atender às necessidades de negócios com redução de custos saiba que é possível encontrar no mercado alternativas aos produtos tradicionais fornecidos pelas companhias conhecidas.
A seguir você confere quatro tipo de software que algumas empresas não precisam comprar mais porque há opções que podem atender melhor suas necessidades.
1- Microsoft Office
Nem mesmo a Microsoft acha que todas as empresas precisam comprar mais seu pacote Office. Prova disso, foi a decisão da companhia de oferecer a suite Office 365 baseada na nuvem a um preço bem mais favorável.
A Microsoft foi forçada a responder aos concorrentes de ofertas de nuvem para atrair empresas que haviam deixado de comprar seus produtos. O Google Apps é uma das alternativas ao Office, que oferece aplicativos para acesso via browser como planilhas, processador de texto, software para apresentação com recursos comparáveis ao Microsoft Word, Excel e PowerPoint.
Com uma taxa mensal de 5 dólares por usuário (que pode subir para 10 dólares com recursos e-discovery), o pacote Google Apps for Business custa bem menos que o Office da Microsoft. Seus principais atrativos são o preço e as facilidades de colaboração.
O Zoho Docs, com seu foco em colaboração, oferece uma experiência semelhante ao Google Apps, mas com até 1 GB de armazenamento online gratuito para acesso aos aplicativos usados no escritório.
Há várias alternativas de software livre de produtividade disponíveis que sua empresa pode usar. Um exemplo são o Apache OpenOffice e LibreOffice, que usam o mesmo código fonte. Eles oferecem os mesmos recursos da suite Office. O LibreOffice foi desmembrado do projeto Apache OpenOffice após a aquisição da Sun pela Oracle em 2010. Desde então, esse pacote se diferenciou pela incorporação de novos recursos, principalmente importação de PDF e publicação de Wiki.
Há ainda o NeoOffice que foi concebido com características quase idênticas ao LibreOffice. Esse pacote foi projetado para se integrar com Mac OS X e suportar monitores de alta resolução.
2- Adobe Creative Suite
O aplicativo GIMP é uma opção de software livre para muitas das ferramentas do Photoshop. É uma das alternativas mais conhecidas ao Adobe Creative Suite. Outros emuladores do Photoshop estão disponíveis no mercado, incluindo o Seashore para acesso via browser.
Uma outra alternativa ao produto da Adobe é o Formulate Pro, que substitui o Acrobat, especialmente para aqueles que não editam documentos PDF com frequência. O Formulate Pro permite aos usuários abrir, editar, salvar e imprimir documentos PDF.
O Inkscape tem sido elogiado por suas semelhanças com o Adobe Illustrator. Com suporte completo para o padrão SVG 1,1, o software oferece um amplo conjunto de recursos. Tem capacidade para importar e exportar arquivos para o Adobe Illustrator em formatos PDF. Pode atender muitas empresas.
O Scribus é uma alternativa popular ao software de editoração eletrônica InDesign, que possui um conjunto de ferramentas comparáveis com aplicativos de edição em desktop. Tem capacidade para fazer vários tipos de layouts. A maioria das organizações não precisa muito mais que isso.
3- SAP/Oracle ERP
Os sistemas de gestão empresarial (ERP) são usados para resolver situações específicas de cada negócio. No entanto, muitas empresas preferem opções mais flexíveis que as oferecidos pelas empresas tradicionais do mercado.
Surpreendentemente, uma alternativa popular vem da Microsoft. É o Dynamics ERP que foi reconhecido pelo Gartner com uma opção para empresas médias. Isto porque o Dynamics é vendido diretamente por revendedores que integram a suíte com seu modelo de negócio. O Dynamics AX oferece soluções específicas para o setor público, manufatura e serviços profissionais. Suporta os principais produtos da Microsoft, como o SharePoint 2010, Visual Studio 2010 e SQL Server 2012.
As opções de ERP em nuvem também estão ganhando terreno. A provedora de ERP de código aberto Compiere oferece uma versão de seu produto hospedada na nuvem da Amazon. As vantagens incluem o menor custo de implementação e o modelo de hospedagem pelo qual os clientes são privados de não compartilharem a nuvem com os outros.
4-Microsoft SharePoint
Surgiram no mercado muitas alternativas ao SharePoint da Microsoft com o boom das redes sociais. O aplicativo Yammer, por exemplo, tem chamado muita atenção pelas suas funcionalidade que integram redes sociais com sistemas de comunicações empresariais. A Microsoft reconheceu o poder dessa tecnologia e no ano passado adquiriu a plataforma por 1,2 bilhão de dólares.
Desde a aquisição, muitos especularam se Microsoft iria integrar características do Yammer ao SharePoint, ou mesmo substituí-lo por completo. A Microsoft, porém, se manteve firme em sua postura com Yammer que permanecerá um produto separado. Então, por enquanto, as pequenas empresas não precisam investir em SharePoint.
O Socialcast é outra opção para pequenas empresas que querem economizar dinheiro em uma suíte de colaboração. De propriedade da VMware, o Socialcast é outro produto de mídia social. A solução oferece uma versão gratuita de seu microblog semelhante ao Twitter e interface de fluxo de atividades para até 50 usuários.
Já organizações de grande porte que procuram alternativas ao SharePoint podem adotar o IBM Connections, que está no mercado desde 2007 e possui um conjunto de funcionalidades. A solução integra ferramentas de colaboração tradicionais de produtividade com o PowerPoint e Excel, com características sociais; wikis, fóruns, e análises sociais. Essa plataforma cresceu no mercado de software social empresarial.
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