terça-feira, 19 de março de 2013

Convergência Digital: Câmara já acumula 40 projetos para combate aos crimes eletrônicos



Na indefinição do Marco Civil da Internet, que continua com urgência para votação em plenário, mas até agora não há uma definição de data, a Câmara vai acumulando propostas de parlamentares para o combate aos crimes na Internet. Ao todo são 40 proposições aguardando votação e o Legislativo coleciona alguns absurdos. Entre eles, o PL 4.102 que deu entrada em 1993, ou seja, há 20 anos.

A última movimentação deste projeto de lei ocorreu em 2003, quando a Mesa Diretora da Câmara decidiu encaminhar para as comissões de Constituição e Justiça e Ciência e Tecnologia. Na CCJ continua "aguardando a designação de um relator".

O PL 4.102/93 é originário do Senado Federal e sua autoria era do ex-senador e ex-presidente do Supremo Triubunal Federal, Mauricio Correa (PDT/DF), morto no ano passado. Ele regula a "garantia constitucional da inviolabilidade de dados; define crimes praticados por meio de computador; altera a Lei nº 7.646, de 18 de dezembro de 1987, que "dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programas de computador e sua comercialização no País."

Vírus

Já o mais recente projeto de lei que aguarda na fila de votação é o PL 5.074/2013, de autoria do deputado Major Fábio (DEM/PB), que tipifica criminalmente a difusão do vírus de computador. De acordo com o projeto "Inserir ou difundir vírus de computador em sistema informático, será punido com pena de reclusão de um a três anos e pagamento de multa.

Porém, se o vírus resultar na destruição, inutilização, ou qualquer outra ação que impeça o bom funcionamento do computador, a pena sobe para dois anos de reclusão, podendo chegar a quatro anos, dependendo da gravidade do problema. " Se o agente se vale de nome falso ou da utilização de identidade de terceiros para a prática do crime, a pena é aumentada de sexta parte”, informa o projeto.

" Os dados do CERT.BR – Centro de Estudos e Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil – mostram que que o ano de 2012 observou um recorde de 466.029 incidentes reportados – número este que é o mais elevado da série histórica do órgão, evidenciando as dimensões epidêmicas que o problema está tomando no Brasil. Desse total de incidentes reportados, 8,25% se referiu à propagação de códigos maliciosos (worm) e 49,89% relativos ao chamado scam", informou o deputado, alegando que o país tem de dar uma resposta à altura para a solução do problema.

O projeto foi apresentado pelo deputado Major Fábio no dia 28 de fevereiro e sequer ainda foi despachado para alguma comissão analisá-lo. A seguir, uma relação sobre os principais propjetos em tramitação na Câmara dos Deputados:


* Quadro elaborado pela Agência Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário