terça-feira, 12 de março de 2013

Estatais de tecnologia reúnem-se em Salvador para discutir infovias digitais e o Plano Nacional de Banda Larga:


Durante dois dias Salvador reuniu representantes de empresas estatais de processamento de dados de todo o Brasil, para discutir temas como Infovias Digitais e o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). O encontro aconteceu nos dias 7 e 8 de março (2013) no Hotel Pestana, durante a 103ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos e 5ª Reunião de Gerentes Técnicos. As reuniões, uma promoção da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), através da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), acontecem periodicamente para apresentar as soluções na área de TI que estão sendo desenvolvidas pelas afiliadas da Abep.

“Nesta reunião de Salvador, conseguimos trazer os principais atores da Banda Larga, como a Telebrás e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), além das empresas estatais que estão avançando na área da Banda Larga, a exemplo da Prodepa (Pará), Prodesp (São Paulo) e Procergs (RGS), entre outras”, pontuou o diretor de Infraestrutura e Tecnologia da Prodeb, Napoleão Lemos, que passou o cargo de vice-presidente de Tecnologia da

Abep para Théo Pires, que presidiu as reuniões. “A pauta foi focada no resultado dos grupos de trabalho de tecnologias, definidos em 2012, cujo principal assunto discutido foi a infraestrutura necessária para a expansão do PNBL, e a convergência de ações para que se consiga viabilizar o uso da tecnologia, na atividade primordial das nossas entidades”, acrescentou Théo Pires..

Segundo Théo Pires, uma carta com propostas para o PNBL será elaborada para ser entregue à Presidência da República. “Pela necessidade específica de se tratar deste tema, e pelo pouco tempo, até mesmo porque foram muitos os assuntos discutidos nessa reunião, ficou decidido que haverá um workshop, quando todas as afiliadas da Abep poderão apresentar suas propostas”, explicou Théo Pires. A ideia é construir uma “conversa interinstitucional”, inclusive convidando entidades do governo federal que trabalham com esta missão. “Queremos uma convergência de atividades e ações, alinhando inciativas para obtermos sucesso”, pontuou o novo vice-presidente de Tecnologia da Abep.

Encontros e partidas

Enquanto esteve a frente da vice-presidência de Tecnologia da Abep, Napoleão Lemos conduziu cinco encontros: Terezinha, Natal, Salvador, Manaus e Belém. “A minha eleição aconteceu em maio de 2011, numa reunião extraordinária aqui em Salvador. Eu mesmo solicitei para que esta sexta reunião, já não mais sob a minha condução, acontecesse na Bahia em função dos 40 anos que a Prodeb completa este ano”, acrescentou Napoleão, sem esconder o prazer de se despedir do cargo no aconchego da “terrinha”. Para Napoleão, o nível técnico das discussões durante as reuniões de diretores e gerentes da Abep cresceu muito nos último anos.

“A criação dos grupos de trabalho como o GT de Engenharia de Software, que discute a implantação do Modelo de Referência para Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPSBR), uma parceria com a Prodepa; ou o GT de Segurança de Informação, com as parceria da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Prodam (Manaus), são uma prova. Agora o GT de Infovias Digitais, que se abre praticamente neste evento, focando o PNBL. Queremos colaborar ao máximo com a presidente Dilma”, explica Napoleão Lemos.

Entre as soluções de TI apresentados durante as reuniões, a Prodeb foi destaque na apresentação de Bruno Pires, coordenador de Soluções para Internet (CONET/Prodeb), sobre o Portal da Educação, uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Da mesma forma a apresentação da Assessoria de Segurança da Informação (ASI/Prodeb), coordenada por Elba Vieira, sobre o andamento dos projetos na área de segurança e a implantação do Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível (PNPC) na Prodeb, Prodam, Procergs e outras associadas da Abep. Outro destaque Prodeb foi a apresentação de Luciana Carla Lins e Silva, consultora técnica da Assessoria de Planejamento e Padrões Tecnológicos (APP/Prodeb), sobre o MPSBR, um conjunto de normas e modelos para melhorar a capacidade de desenvolvimento de software nas empresas brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário