quarta-feira, 27 de março de 2013

Futuro do presente: Dados sobre ad banners que você precisa saber



Começo dizendo que a idéia não é minha. Foi publicado um artigo esta semana, no site Digiday, citando 15 estatísticas assustadoras sobre a publicidade online utilizando banners. O artigo é ótimo, sugiro ler, e eu acabei separando alguns blocos que sinalizam que o mercado está precisando parar para pensar.

Fato número 1: a publicidade em banners acaba de completar 18 anos de idade. Por conta das tecnologias de targeting, re-targeting etc. está ficando cada vez com mais cara de vilã para os leitores online e, eventualmente, mais ignorada. Segundo informações do site eMarketer, apenas 15% das pessoas confiam completa ou parcialmente nos ad banners e 34% não confiam parcial ou totalmente;

Fato número 2: Há muito inventário no mercado, gerado por publishers tradicionais e outras empresas de conteúdo – só nos Estados Unidos, por exemplo, foram distribuídas 5,3 trilhões de impressions de ad banners em 2012 (1 trilhão a mais que em 2009, segundo a Comscore) – mas pouco se paga por ele, portanto menos remuneradas estão as empresas individualmente e mais propensos os publishers estão em buscar novas formas de monetização do seu conteúdo e audiência – leia-se “native advertising”;

Fato número 3: Um usuário típico de sites de internet recebe em média 1.707 ad banners por mês. Usuários na faixa etária de 25 a 34 anos vêem mais: 2.094 banners por mês (dados da Comscore). E, segundo a mesma Comscore, apenas 8% dos usuários de internet são responsáveis por 85% dos clicks em banners. No entanto, é fato também comprovado pela Comscore que click não quer dizer influência e que a maioria que não clica vai usar a informação depois para decidir a compra;

Fato número 4: O mais divertido, e com ele eu encerro meu post pedindo sua opinião sobre o tema. Segundo a empresa de marketing online Solve Media, as estatísticas indicam que é 475,28 vezes mais provável um usuário sobreviver à queda de um avião do que clicar em um banner; ou que existem 279 mais chances de você escalar o Everest do que clicar num ad banner!

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