terça-feira, 5 de março de 2013

IDG Now!: Yahoo cancela 7 produtos, foca em tecnologia e abandona serviços de mídia


Christina DesMarais, Computerworld/EUA

Para competir com "grandes", estratégia de Marissa Mayer lembra a do Google, de eliminar grupos de produtos que não foram bem-sucedidos


O Yahoo está reforçando ofertas de tecnologia e racionalizando seus produtos de mídia, um sinal claro de que quer melhorar seu jogo contra os titãs da indústria como Google, Apple e Facebook. A empresainformou, na última sexta-feira (1/3), que parte dos produtos será descartada em 1º de abril, e o restante não deixará de receber suporte a partir desta data.

Em um post no seu blog oficial, a empresa anunciou que os produtos afetados pela nova estratégia incluem: Yahoo Avatars, Yahoo App para BlackBerry, Yahoo Clues (beta), Yahoo App Search, Yahoo Sports QI, Yahoo Message Boards e Yahoo Updates API. O aplicativo do Yahoo para Blackberry não estará mais disponível a partir de 1o de abril, assim como o Yahoo Avatars.

A revisão nos produtos não é o único sinal de mudança no Yahoo, uma empresa com uma história dramática de CEOs demitidos nos últimos anos. A nova chefe Marissa Mayer, que foi vice-presidente de serviços geográficos e locais do Google, está trazendo uma influência tecnológica "hardcore" para a gigante.

Em uma apresentação recente, o Yahoo mudou oficialmente seu bordão para descrever-se como uma "empresa de tecnologia global", em vez de uma "empresa de mídia digital" ou "empresa de mídia online", como se rotulou nos últimos anos.

Como outra prova da mudança de estratégia, o Yahoo adquiriu em dezembro a startup de vídeo-chat OnTheAir como parte de seu foco em aplicações e serviços móveis.

No mês seguinte, Marissa identificou novos produtos e investimentos móveis, entre outras várias estratégias, que tinham como objetivo manter a empresa relevante, uma vez que ela tenta competir com outras empresas do ramo.

A CEO do Yahoo destacou recentemente renovações em protocolos de contratação e lançamentos de produtos, tais como o novo aplicativo do Flickr e Yahoo Mail para iOS, como passos positivos para a empresa, embora ela tenha salientado que "há muito trabalho ainda a ser feito".

A Yahoo vai se concentrar em desenvolver ou redesenhar cerca de uma dúzia de produtos nos próximos meses e anos, cada um baseado nos "hábitos diários digitais" dos usuários, disse Marissa.

Entre as mudanças apresentadas na sexta-feira destacam-se:

1 - O Yahoo não dará mais suporte ao Avatars a partir de 1º de abril. Se você quiser baixar seu avatar e salvá-lo, visite a página de downloads do site. Se você gostaria de continuar a utilizá-lo em outros produtos do Yahoo você precisará fazer o upload do Avatar para o seu perfil. Para mais informações clique aqui; 
2 - Quanto ao Yahoo Sports QI, as previsões de jogos se encerrarão em 1º de abril. Sua pontuação final e classificação serão transferidas para o seu perfil no Yahoo Fantasy; 
3 - O site do Yahoo Message Boards será encerrado, mas os quadros de mensagens do Yahoo, tais como o Yahoo Finance e Yahoo Fantasy Sports continuarão funcionando normalmente. 

O anúncio representa a segunda grande promoção de encerramento de produtos do Yahoo desde que Mayer, ex-executiva do Google, tornou-se presidente da companhia de Internet em julho. A estratégia de cancelamentos de produtos se assemelha à do Google de eliminar grupos de produtos que não foram bem-sucedidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário