Entre as atrações do Brasil na mais importante feira mundial de TIC, que teve início nesta terça-feira, 5 de março, destacam-se soluções para gestão corporativa, gestão de transportes, transações eletrônicas, automação de processos de teste e certificação digital, rastreamento via tecnologia RFID e simuladores de voo.
Identificadas com a marca Brasil IT+, que há 14 anos apresenta a indústria de TI no exterior, 17 empresas brasileiras vão demonstrar suas soluções a potenciais compradores de todos os continentes, de hoje (5) até sábado ( 9 de março), durante a CeBIT 2013, na Alemanha, que neste ano tem a"Shareconomy" como tema central. Argotechno, Arquivo Digital, Bausystems, Ceitec, Datacom, Diponto, Educandus, Eteg, Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, K&D Tecnologia, Learn4Fun, Parque Científico e Tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, SBPA Simuladores de Voo, Sigga, SoftExpert, STA Holding, e Tecnosinos ocupam o hall 6 do Centro de Exposições de Hannover. Entre elas, veteranas e estreantes no maior evento mundial dos negócios digitais.
A iniciativa, coordenada pela a Associação para Promoção do Software Brasileiro - SOFTEX, é uma ação do programa de internacionalização competitiva de software e serviços de TI, realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - Apex-Brasil, que conta ainda com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Ministério das Comunicações (MiniCom) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
Segundo Adriana Martins, diretora de operações da Softsul - Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software, este ano o MCTI e o MiniCom estão aportando recursos financeiros complementares aos da APEX. "Esses recursos são importantes para ampliação das ações de marketing e divulgação das empresas, produtos e serviços. Entre as ações planejadas estão a realização de um workshop onde as empresas brasileiras apresentarão suas soluções para potenciais clientes, investidores e demais interessados; contratação de assessoria de imprensa na Europa para divulgação prévia das empresas participantes; divulgação de oportunidades para investimentos no País, entre outras", explica.
Além do pavilhão brasileiro, o Brasil também está representado na CeBIT 2013 por quatro empresas do estado de Goiás. Cuia Serviços de Informática, Neokoros, Requisito Tecnologia e Supera Tecnologia participam da feira apoiadas pelo Governo de Goiás, por meio das secretarias de Ciência e Tecnologia (Sectec) e da Indústria e Comércio (SIC).
De acordo com Brena Bäumle, diretora da Hannover Fairs do Brasil - representante da feira no País, a presença da comitiva de Goiás em Hannover inclui a exposição na CeBIT e ainda diversas atividades, como visitas e seminários técnicos na Alemanha.
Experiências positivas -Presente na CeBIT pelo quarto ano consecutivo a STA Holding destaca na feira uma nova plataforma para gestão de transportes. "Desenvolvida especialmente para a indústria de transporte de valores, o produto está disponível em português, inglês e espanhol”, diz Luiz Pimentel, presidente. De acordo com ele, nos primeiros anos de participação na CeBIT, a empresa pesquisou o mercado europeu e ajustou sua estratégia internacional. "Em 2012, ano em que o Brasil foi o país parceiro da feira, queríamos ganhar nosso primeiro negócio e conseguimos: fechamos um contrato no valor de US$ 250 mil com um cliente da Espanha (a empresa BTG), que precisava de uma plataforma de gestão de projeção das vendas das suas filiais na América Latina. Nosso posicionamento em Miami foi um dos fatores decisivos para o negócio", conta Pimentel.
O destaque alcançado pelo Brasil como país parceiro da CeBIT 2012 reforça ainda mais as expectativas positivas de muitas das empresas brasileiras que lá estiveram e este ano retornam ao evento, como a SBPA Simuladores de Voo e a SoftExpert - empresa líder de mercado em soluções para gestão.
Fundada em 2008, a SBPA desenvolve simuladores de voo homologados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), com base nas normas da FAA (Federal Aviation Administration) para formação e treinamento de pilotos. "Estamos lançando na feira o simulador AATD R22/44, dispositivo de simulação para treinamento e formação de pilotos de helicóptero. Este produto foi fabricado com tecnologia nacional desenvolvida pela SBPA e é dotado de sistema de gerenciamento próprio de hardware e software", explica Adriano Oliveira, diretor comercial. Ele conta que no ano passado a feira gerou excelentes contatos com possíveis representantes e parceiros na Europa. "Além disso, o resultado no mercado interno também foi muito positivo, visto que a visibilidade aumenta após o evento, além da credibilidade da participação na CeBIT frente a clientes e prospects."
Também em sua segunda participação consecutiva na CeBIT, a SoftExpert espera ampliar a visibilidade de marca no mercado internacional e firmar parcerias como a realizada no ano com a alemã BCS – Business Consulting Service. "Contamos com mais de dois mil clientes e 300 mil usuários ao redor do mundo. Nossas soluções tem grande potencial competitivo internacional, pois oferecemos um conjunto de módulos multi-idiomas, que automatiza os principais processos envolvidos nas necessidades de melhoria e otimização de diversas áreas de negócios das organizações", diz Marco Aurélio Hintz, diretor de Desenvolvimento de Negócios.
Estreantes na feira -Empresa de engenharia de software, consultoria e desenvolvimento com foco no planejamento de soluções e acompanhamento e suporte de todo ciclo de vida de Smart Card e Chip EMV, a Argotechno faz sua estreia este ano na CeBIT. "Provemos serviços em todo o mundo e nossos objetos de trabalho incluem transações eletrônicas, terminais ATM e POS, autorização e monitoramento de servidores, automação de processos de teste e serviços de teste e certificação", explica Eduardo Marcio de Barros Franco, CEO.
Sediada em São Paulo e com subsidiária nos Estados Unidos, a Argotechno é certificada pela MasterCard como Provedora de Serviços para Aprovação Formal. "Os serviços de certificação oficiais MasterCard são oferecidos em nível mundial. A empresa é parceira Gold NCR com atuação em vários projetos mundiais e a CeBIT é uma oportunidade de divulgação global dos nossos serviços", diz.
Para Nádia Guimarães, analista de Negócios da Kieling & Dittrich, empresa provedora de soluções RFID (Radio-Frequency IDentification), com atuação em vários setores da indústria, comércio e serviço, a primeira participação na CeBIT tem como objetivo a maior divulgação desta tecnologia. "O que nos motivou a participar é a possibilidade de iniciar novos contatos comerciais e divulgar o rastreamento por radio frequência. Esta tecnologia, junto ao código de barras, traz agilidade, confiabilidade e melhor desempenho nos serviços de controle e rastreamento, uma vez que possibilita o levantamento de inventário em tempo real, não necessita do contato visual para leitura e identificação, lê até 1.000 itens e apresenta 99% de acuracidade", destaca.
A CeBIT é a mais importante feira e congresso internacional dos negócios digitais. Organizada pela Deutsche Messe AG, a CeBIT foi idealizada como um evento único - combinando feira, conferências, palestras, eventos corporativos e salas de negócios. É realizada anualmente em março, desde 1986. Na edição de 2012 contou com mais de 4 mil expositores, vindos de 70 países e recebeu 312 mil visitantes de 110 países.
A CeBIT 2013 acontece de 5 a 9 de março e está organizada em quatro plataformas de exposição: CeBIT Pro, com destaque para as soluções seguras e eficientes para empresas; CeBIT Gov apresentando as soluções mais recentes para a administração pública e para a assistência médica; CeBIT Life mostrando como a evolução do papel do consumidor torna possível novos modelos de negócios de TIC e CeBIT Lab apresentando soluções pioneiras e tendências emergentes de TIC para o mundo de amanhã.
Este ano, além de destacar o "Shareconomy" como tema principal, a CeBIT tem a Polônia como país parceiro oficial. [www.hanover.com.br].
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário