sexta-feira, 5 de abril de 2013

CORREIO: 4G: cidades-sede da Copa 2014 terão internet móvel 10 vezes mais rápida



Se você é daqueles que têm vontade de jogar o celular no chão quando a internet 3G para de funcionar saiba que a agonia terá fim. No próximo dia 30, a velocidade com que suas fotos carregam no Instagram poderá ficar 10 vezes maior com a quarta geração da telefonia móvel, a rede 4G.

Isso foi o que garantiu o Ministério das Comunicações, ontem. O prazo é o mesmo para as outras cinco cidades-sede da Copa das Confederações 2013 (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro) realizarem o serviço, utilizando as radiofrequências nas subfaixas de 2.500 MHz a 2.690 MHz. 

Para o ministro Paulo Bernardo, a data-limite é para que as empresas comecem a oferecer o serviço. Após um prazo que ainda será determinado, o alcance da cobertura deve ser ampliado. Ele ainda afirmou que as redes já estão sendo instaladas em todas as cidades. No entanto, nenhuma das sedes vai ter cobertura total até o dia 30. Segundo o ministro, as empresas devem garantir o serviço em, pelo menos, metade do território da cidade na data final. “Nós não temos dúvida de que as empresas vão cumprir”, afirmou.

Em Brasília, sede do jogo de abertura da Copa, a cobertura já chegou a 70% do território. Porém, o Ministério não soube informar ao CORREIO qual o estágio da implantação da tecnologia em Salvador. 

Problemas

Apesar disso, o engenheiro eletrônico e assessor técnico do escritório regional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em Salvador José Mauro Rodrigues informou que as empresas não têm reclamado de problemas para a instalação das redes na cidade.

“Em outras cidades, ficamos sabendo de dificuldades técnicas para a implementação. Mas aqui não temos conhecimento de nenhuma reclamação das empresas”. 

Entre os problemas identificados em outras cidades está a necessidade das operadoras diminuírem o tamanho das instalações. Se as operadoras não conseguirem oferecer o mínimo exigido, Rodrigues afirma que podem sofrer alguma penalidade. “Nesse caso, a Anatel tomará todas as medidas cabíveis”, afirmou, sem entrar em detalhes.

Investimentos

Para a Anatel, a implantação de tecnologia 4G é adequada às necessidades de expansão do mercado da telefonia. A instalação prevê que as empresas façam investimentos de R$ 4 bilhões pelos próximos 18 meses. 

“São frequências e equipamentos diferentes do 3G. A quarta geração permite uma navegação muito mais rápida”, apontou José Mauro Rodrigues. No 3G, a velocidade não passava de 7 Mbps. Na rede 4G, pode chegar a 70 Mbps. “Mas testes já foram feitos no interior de São Paulo e revelaram que a nova rede pode chegar aos 100 Mbps”, destacou o assessor técnico da Anatel.

Estádios

O ministro Paulo Bernardo informou ainda que antenas fixas devem ser instaladas também nos estádios. Essas redes devem transmitir sinais 2G, 3G e 4G compartilhados entre as operadoras. “Será colocado um número grande de pequenas antenas, com grande distribuição, todas elas ligadas por fibra óptica”, garantiu. 

Na Arena Fonte Nova, a disponibilidade das tecnologias 3G e 4G está em análise para o período pós-Copa das Confederações, de acordo com a assessoria da Fonte Nova Participações. Nesse período, assim como na Copa 2014, as decisões operacionais, técnicas e comerciais são responsabilidade da Fifa. Segundo o cronograma da Anatel, todas as 12 cidades-sede da Copa terão internet 4G até 31 de dezembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário