O Brasil é o país que mais faz pedidos de remoção de conteúdo das plataformas do Google, segundo nova edição do Relatório de Transparência da empresa, divulgado nessa quinta-feira (25).
A gigante de buscas recebeu, só no segundo semestre do ano passado, 697 solicitações vindas do Brasil para remover 1.731 itens - o número representa 30,5% do total de 2.285 requerimentos (24.179 itens) feitos no mundo todo no mesmo período. Houve um aumento de 506 pedidos em relação aos primeiros seis meses de 2012.
Das 697 ordens, 640 foram por meio de mandados; o restante é proveniente de instituições como Poder Executivo, polícia etc. Segundo o relatório, cerca de metade das solicitações (316) se baseava na alegação de que os itens violavam o Código Eleitoral Brasileiro.
Pedidos de remoção de conteúdo vindos do Brasil
aumentaram 265% do 1º ao 2º semestre de 2012.
O Google atendeu a 35 do total de pedidos de remoção de conteúdo no Brasil. Os outros itens, como posts em blogs que acusavam políticos e juízes de corrupção, não foram tirados do ar.
"Nesses casos, estamos exercendo nosso direito de apelo às leis brasileiras, visto que o conteúdo é protegido pela liberdade de expressão garantida na Constituição", justificou a empresa no relatório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário