sexta-feira, 19 de abril de 2013

Folha de S.Paulo: Brasil tem 118 milhões de PCs e tablets, diz pesquisa da FGV



O número de PCs e tablets nas mãos de consumidores finais e instalados para uso nas empresas no Brasil chegou a 118 milhões em abril de 2013.

A base instalada desses aparelhos representa uma penetração de 60% do total da população brasileira. Nos Estados Unidos, esse percentual é de 120%.

O dados constam da pesquisa anual "Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas", da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgada nesta quinta-feira (18).

Segundo o estudo, o volume de PCs e tablets em uso no Brasil em relação à população deve atingir 100% em 2016. Em 2008, a densidade era de 50%.

De acordo com o professor Fernando Meirelles, coordenador do estudo, o aumento da penetração se deve ao avanço dos tablets, inclusive para uso corporativo.

Em 2012, a base instalada de PCs e tablets no país cresceu 20%, totalizando 109 milhões de unidades. Desse universo, 5 milhões correspondem a tablets.

EMPRESAS

A pesquisa também levantou dados sobre o uso de tecnologia nas empresas.

O estudo apontou que o investimento realizado pelas empresas do Brasil em TI representa 7,2% de seu faturamento líquido.

As companhias gastam, em média, R$ 24,5 mil por ano com cada usuário (funcionário que utiliza um computador).

A Microsoft é a plataforma dominante nas empresas, segundo a pesquisa.

O navegador da empresa americana, o Explorer, é utilizado por 91% das companhias, seguido do Mozilla Firefox, com 7%. Outros navegadores respondem por 1% da utilização.

Já entre os sistemas operacionais, o Windows lidera com 98% de utilização entre as empresas pesquisadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário