segunda-feira, 8 de abril de 2013

Folha de S.Paulo: Dropbox vence disputa contra gigantes e mostra ambição com aquisições


O Dropbox, um dos responsáveis por popularizar serviços de backup na "nuvem", vem demonstrando com parcerias e aquisições que não deseja batalhar somente nesse segmento, hoje saturado.

Três dias após anunciar versões em português do seu programa e de seus aplicativos, em 12 de março, a empresa divulgou que havia adquirido a Orchestra, start-up americana responsável pelo alardeado aplicativo Mailbox, de organização de e-mail.


Estima-se que o valor do negócio esteja entre US$ 50 milhões e US$ 100 milhões -segundo o site "GigaOm", o montante está muito mais próximo da segunda cifra.

A publicação especializada diz, ainda, que a empresa de sincronização de arquivos atropelou ofertas do Facebook e do Yahoo!.

Na terça passada (2), duas semanas depois da divulgação da compra do Mailbox, o Dropbox anunciou uma parceria com o próprio Yahoo!: agora, usuários do serviço de e-mail desta companhia podem anexar arquivos de tamanho ilimitado, desde que estejam armazenados em uma pasta do Dropbox.

TEMPORADA DE COMPRAS

Em dezembro de 2012, o Dropbox - que tem 100 milhões de usuários e recebe 1 bilhão de arquivos por dia, segundo a companhia - adquiriu as empresas AudioGalaxy e Snapjoy, respectivamente de música e de fotos.

Em janeiro, durante uma conferência na sede da empresa, que fica em San Francisco, um executivo disse que o Dropbox estava migrando de um modelo baseado em arquivos para um que foca no conteúdo, como imagens.

Um mês mais tarde, o presidente-executivo da empresa, Andrew Houston, anunciou que o Dropbox está aberto a parcerias com outras fabricantes de celular, além das atuais Samsung e HTC.

Atualmente avaliada em US$ 4 bilhões, a companhia também vem contratando funcionários notáveis de gigantes tecnológicos, como o designer Rasmus Andersson, do Facebook, e o programador Guido Van Rossum, do Google, considerado o pai da linguagem Python (na qual o Dropbox é baseado).

DISPUTA

Pode-se dizer que parte da mudança pela qual passa o Dropbox tem raiz no lançamento, em abril do ano passado, do Google Drive, de funcionamento semelhante.

No último dia 20, o Google lançou o Keep, serviço de lembretes parecido com o oferecido por outro concorrente seu, o Evernote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário