quarta-feira, 17 de abril de 2013

Olhar Digital: Cartilha dá dicas de segurança para usuários de dispositivos móveis


Cinco sugestões do Comitê Gestor de Internet ajudam a evitar problemas com aparelhos 


O CERT.br, órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, lança nesta terça-feira, 16, o quinto fasículo de sua cartilha de segurança com dicas voltadas aos internautas. Desta vez o foco são os dispositivos móveis, que, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, já atraem 65 milhões de brasileiros.

Atenção na compra do aparelho:O fascículo orienta sobre a importância de se observar mecanismos de segurança dos produtos antes da compra. Somente com isso o consumidor pode escolher o mais seguro. Caso venha a adquirir um usado é fundamental restaurar as configurações originais, ou "de fábrica”. É importante ainda evitar dispositivos desbloqueados ilegalmente (jailbreak) ou cujas permissões de acesso tenham sido alteradas.

Com o equipamento em mãos:Instale antivírus e mecanismos como antispam, antispyware e antimalware e mantenha-os sempre atualizados. Evite clicar em links recebidos por mensagens de texto e redes sociais e desconfie de mensagens, mesmo quando enviadas por conhecidos. Para dificultar o acesso de terceiros, proteja-se criando senhas de bloqueio bem elaboradas.

Ao acessar redes:Tenha cuidado ao usar redes Wi-Fi públicas. Desabilite as opções de conexão automática e habilite-as somente quando necessário. Quanto à conexão bluetooth, faça o mesmo e configure seu dispositivo para não seja identificado (ou "descoberto") por outros aparelhos.

Em caso de perda ou roubo:Instale dispositivo que permita rastrear e/ou bloquear seu aparelho remotamente e informe a operadora responsável. Caso haja dados e senhas profissionais armazenadas nele, avise também a empresa onde você trabalha. Assim que der falta do equipamento, altere senhas faça também o bloqueio de serviços e aplicativos.

Ao se desfazer do dispositivo móvel:Por fim, quando for trocar de aparelho, apague todas as informações nele contidas e restaure a opções de fábrica.

O fascículo é ilustrado e está disponível em PDF. Para facilitar a compreensão e estimular a disseminação do conteúdo, o material é acompanhado por slides sob liçenca Creative Commons, e pode ser adaptado e utilizado livremente. Para ter acesso à Cartilha na íntegra, acesse aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário