quinta-feira, 4 de abril de 2013

PC WORLD: Edite vídeo sem sair do navegador com o WeVideo




Serviço “na nuvem” permite escolher temas, adicionar áudio, recortar clipes e compartilhar projetos com amigos e colegas de trabalho


A nuvem está na moda ultimamente. E-mail, backup, gerenciamento de projetos, edição de imagem e praticamente tudo o mais de que você precisa estão disponíveis online sem que você precise instalar um bit sequer em seu PC. O WeVideo quer adicionar mais uma atividade à lista: edição de vídeo.

O problema com a idéia é que é necessário, de alguma forma, enviar seus material bruto para o editor. Um bom vídeo de cinco minutos pode exigir horas de material em sua criação. E como a maioria dos usuários de banda larga doméstica tem conexões assimétricas, com banda de upload muito inferior à de download, você pode acabar tendo de passar horas a fio fazendo o upload de vídeos antes de sequer começar a editá-los. Felizmente a integração transparente do WeVideo com o DropBox e outros serviços de armazenamento online ameniza o problema.

Por exemplo, quando gravo vídeo com meu Galaxy S III ele é automaticamente enviado para o Dropbox. O upload é demorado, mas acontece em segundo plano de forma transparente: não preciso me preocupar com ele ou fazer qualquer coisa para que ele aconteça. E uma vez que os arquivos estejam dentro do Dropbox, só preciso apontar o WeVideo na direção deles para importá-los rapidamente. Importar 1 GB de vídeo para o WeVideo levou menos de 10 minutos.



A interface do WeVideo é similar à de um editor de vídeo convencional.

Depois de fazer o upload dos vídeos, editá-los é uma experiência simples e agradável. O WeVideo tem uma linha do tempo para onde você pode arrastar os clipes, e é fácil cortá-los quando necessário e adicionar transições. Também há uma rica biblioteca de trilhas de áudio que você pode usar. Criar um efeito de “fade” no áudio (redução ou aumento gradual no volume) exige apenas alguns cliques. O programa sempre respondeu bem aos comandos, e será familiar para qualquer um que já teve algum contato com aplicativos desktop para edição de vídeo.

Uma vantagem da natureza online do WeVideo é a colaboração. Você pode convidar amigos para que enviem clipes para seu projeto, e até criar diferentes versões baseadas nos mesmos clipes. Este é um dos principais pontos fortes do serviço.

Depois de terminar a edição de um clipe é hora de exportar os resultados. As contas gratuitas só podem exportar em resolução baixa (480p) com uma marca d’água sobre a imagem. Entendo os motivos por trás da limitação, mas gostaria que a WeVideo fosse mais explícita quando a elas durante a criação da conta, em vez de revelá-la no último minuto, quando a edição já está concluída.

É fácil conectar o WeVideo ao YouTube e outros serviços de compartilhamento online, então você não precisa baixar sua obra prima e enviá-la manualmente para o YouTuve ou Vimeo. O WeVideo faz todo o trabalho sozinho.

Se você precisa colaborar em um projeto de vídeo com uma equipe remota, o WeVideo tem recursos importantes e permite compartilhar clipes e edições de formas que não são possíveis em outros serviços. Ele também pode vir a calhar para ocasionais projetos pessoais, desde que você não se importe em perder um tempo fazendo o upload de material antes da edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário