terça-feira, 30 de abril de 2013

Portal Fator Brasil: Empresa brasileira inova em serviços de TI flexíveis e simplificados



Vialink, pioneira na implementação da rede de internet banda larga no Brasil, investe em novos conceitos tecnológicos para 2013.

A tecnologia evoluiu, se reinventou, e está cada vez mais perto de todos. Para não ficar para trás, as empresas precisaram reajustar seus conceitos de fornecimento de serviços tradicionais para um modelo que permitisse analisar os seus consumidores por diferentes ângulos, a fim de atendê-los de acordo com as necessidades do mercado. Esse novo cenário tem exigido avanços constantes, principalmente, por parte das companhias que prestam serviços de TI. Com esse objetivo, a Vialink, empresa especializada em infraestrutura, sistemas e governança em tecnologia da informação, adotou o princípio da eficácia com simplicidade, e os empregou na maximização dos investimentos feitos por seus clientes. Com mais de 70 empresas parceiras que utilizam os produtos e serviços Vialink, entre elas ESPN, SuperVia, BSM Engenharia, Farm, Schlumberger e 2 Alianças Armazéns Gerais, a empresa carioca iniciou 2013 investindo em novos conceitos tecnológicos e pretende crescer 15% este ano, aumentando a sua participação no mercado brasileiro de TI.

De acordo com Marcelo Brogliato, engenheiro de computação, sócio e diretor-executivo da Vialink, serviços simples e ajustáveis à realidade dos clientes são os fundamentos que permitiram à empresa a criação de soluções de sucesso para organizações das mais diversas áreas. “Hoje, as empresas precisam funcionar de uma maneira mais dinâmica, simplificando os processos a fim de facilitar o fluxo de informação. Como tendência desse novo mercado, é preciso desenvolver e oferecer produtos sob medida para as companhias. Por isso, é importante escutar o cliente e saber quais problemas ele pretende resolver e como isso vai ser feito. Com essas informações, nós podemos orientá-lo a usar melhor os softwares. É com base nesse pressuposto que definimos o tipo de serviço ou produto mais eficiente para cada caso. É necessário que os processos se ajustem ao trabalho da empresa, não o contrário. Com serviços totalmente customizados, os investimentos acompanham o perfil individual, tornando-se totalmente acessíveis a organizações de diversos portes”, afirma Marcelo.

Segundo Claudio Abreu, engenheiro eletrônico, sócio e diretor-executivo da Vialink, com essa postura acabamos nos tornando especialistas em resolver problemas crônicos das empresas, seja de conectividade, de operação e controle ou de gerenciamento de recursos de TI. “Do ponto de vista prático, esse posicionamento se reflete em uma empresa que está no mercado há mais de 15 anos, tendo se tornado referência como provedora de soluções nas áreas de TI, comunicação e redes, viabilizando e facilitando operações corporativas. Criada e mantida por engenheiros, a Vialink prima por criatividade, rapidez e rigoroso controle de qualidade. Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar e isso tudo se reverte em alta qualidade, confiabilidade e aprimoramento contínuo de seus processos”, explica Claudio.

Um importante produto da empresa, implantado em vários clientes da área de logística, é uma solução de gerenciamento de armazéns (warehouse management system - wms). Trata-se de um sistema de gestão por software que otimiza todas as atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informações) dentro do processo de armazenagem. Assim, dá uma alta precisão às informações de estoque, aumenta a velocidade e a qualidade das operações do centro de distribuição e otimiza a produtividade do pessoal, dos equipamentos e o planejamento do espaço. Com isso, reduz custos, além de agilizar e elevar o nível do serviço prestado aos clientes, reduzindo os erros e falhas.

Entre as principais estratégias para 2013, Marcelo antecipa que está em desenvolvimento um novo sistema de e-commerce, que irá se integrar ao wms. "Ainda estamos na fase de planejamento, mas a ideia é lançá-lo já no início de 2014. Também estamos implantando um novo formato de fornecimento de infraestrutura sob demanda em cloud (nuvem), que estará disponível em cerca de 2 meses”, finaliza.

Outro fundamento adotado pela Vialink diz respeito ao destino final do produto. Para os diretores é importante saber se, por exemplo, a inserção de um software em uma determinada empresa vai afetar os demais processos envolvidos. “A nossa essência não é a de vender ‘soluções na caixinha’, o que nos interessa é o todo em funcionamento”, explica Marcelo, ressaltando que, atualmente, a Vialink dedica-se à pesquisa nas áreas de tecnologia de comunicação de dados, desenvolvimento de sistemas, suporte, projeto e implantação de redes. “Utilizamos comunicação WiMAX, pois permite maior capacidade de tráfego, maior imunidade a interferências climáticas, velocidade acima da praticada atualmente e um maior alcance de usuários. Essas características, aliadas aos sistemas de controle de rede que desenvolvemos, garantem um sistema mais estável e flexível nas suas áreas de cobertura”.

A Vialink foi a primeira empresa brasileira a desenvolver uma rede de internet banda larga wireless no Brasil, criando, então, o modelo de fornecimento de acesso à internet que domina o mercado da maior parte das cidades do país. A partir disso, já implementou alguns de seus produtos e serviços em organizações de ramos bastante distintos, como petrolíferas, operadoras de trens urbanos, armazéns logísticos, escritórios de advocacia e construção civil. “Independente do porte ou segmento em que atua, em geral, uma empresa tem seu funcionamento automatizado, e qualquer falha atrapalha a logística da produção. É preciso estar sempre alerta para qualquer tipo de falha no armazenamento dos dados, além de contar com equipe capacitada para solucionar os problemas no menor tempo possível e sem nenhum tipo de prejuízo para a empresa”, finaliza Claudio Abreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário