segunda-feira, 15 de abril de 2013

TECH MESTRE: Vírus brasileiro altera código de barras de boletos na internet e rouba senhas virtuais


Praga virtual modifica número de código de barras dos boletos para usuários fazerem pagamentos para outros cedentes.

Um vírus brasileiro está manipulando o código numérico dos boletos bancários acessados na internet para fazer desvios de pagamentos a outras contas bancárias. Segundo publicação feita nesta segunda-feira (15) no site “Linha Defensiva”, a praga virtual já está circulando há três semanas.

Quando o internauta faz o acesso a um boleto on-line, em qualquer site, o vírus identifica o boleto e altera a linha digitável para desviar a agência e a conta do cedente, colocando uma conta determinada pelo vírus. O código se cômica com um servidor de controle que fornece instruções de alterações ao programa.

Fazendo uma análise dos boletos, dados como o logo do banco e o número do mesmo no boleto não conferem. O vírus também insere um espaço branco no meio do código de barras para impedir que o usuário faça o pagamento com leitores de códigos.

A praga virtual também consegue, além de manipular boletos, capturar senhas de serviços online, como contas do Facebook ou da Microsoft. Para não ser pego pelo vírus, mantenha seu antivírus atualizado, já que a maioria deles já consegue detectar o malware.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário