segunda-feira, 15 de abril de 2013

Olhar Digital: Polícia americana usa smartphone com Android no combate ao crime


Programa ainda está em fase de teste e mostra informações sobre suspeitos e ocorrências em edifícios 

New York Times 

A polícia americana está testando uma nova arma em seu arsenal na luta contra o crime: smartphones. Com o aparelho, os policiais podem checar boletins de ocorrência com grande facilidade.

A organização distribuiu 400 celulares dedicados com sistema operacional Android para os oficiais, como parte do programa de testes do novo sistema. Entretanto, eles não são "phones" propriamente ditos, já que não podem fazer ou receber chamadas.

Com a novidade, os policiais podem checar a ficha de um suspeito abordado nas ruas, ou até visualizar o histórico de ocorrências de um edifício. Ele tem acesso aos arquivos de prisões, fotografias de polícia e ao banco de dados do Departamento de Veículos Motorizados (O Detran dos EUA).

Segundo o policial Tom Donaldson, entrevistado pelo New York Times, o sistema facilita o trabalho. "Se eu vir que, no mês passado, houve seis prisões no sétimo andar de um prédio por tráfico de drogas, talvez eu queira dar um 'passeio' pelo andar", ele afirma.

A tecnologia tem informações extremamente detalhadas sobre os indivíduos. Por exemplo, é possível saber se a pessoa já foi passageira em um acidente automotivo, vítima de um crime, ou "suspeita por esconder crack na meia esquerda", afirma Donaldson. "Eles não podem mentir para mim, porque eu sei tudo", ele diz.

O smartphone policial é uma ferramenta que tem se mostrado útil, mas levanta algumas questões sobre privacidade. Donna Lieberman, diretora executiva da União das Liberdades Civis de Nova York, se preocupa "se a ferramenta se tornará em um veículo para a polícia perseguir sempre os mesmos suspeitos e assediar as pessoas" com base nos bancos de dados policiais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário