quinta-feira, 23 de maio de 2013

CIO: Como proteger ambientes de TI heterogêneos



Por anos os departamentos de TI lutaram para que seus ambientes mantivessem a homogeneidade. Porém, atualmente as companhias vêm sendo inundadas com uma variedade de diferentes sistemas operacionais móveis que mudaram esse conceito. Como uma empresa de médio ou pequeno porte pode manter esses dispositivos seguros?

As infraestruturas heterogêneas de TI têm sido o padrão para as corporações desde que esse ambiente existe. Isso porque apenas poucas companhias realmente construíram uma infraestrutura completa e homogênea no setor. É incomum ver corporações que desenvolvem espaços com uma infraestrutura fragmentada. Com esse cenário desfragmentado vigente, servidores são mantidos rodando por muito mais tempo do que o planejado e novos sistemas são adicionados tão rápido quanto a necessidade da empresa pede.

É importante entender que a heterogeneidade do ambiente de TI não é uma coisa nova. Porém, os ambientes atuais são muito diferentes daqueles que tínhamos há poucos anos. Onde antes encontrávamos Linux, Windows e até o OS X como agentes das plataformas heterogêneas, hoje administradores devem lutar com sistemas operacionais móveis como Android, iOS e Windows Phone. O BYOD (Bring Your Own Device) e conceitos similares estão majoritariamente por trás dessa mudança. O desafio é garantir a segurança dessas plataformas.

Uma dificuldade em muitos departamentos de TI é que certas tarefas são realizadas de maneira separada, mesmo que a combinação delas faça mais sentido. Vamos pensar, por exemplo, em políticas de BYOD. Companhias que permitem que empregados tragam seus dispositivos móveis lutam para lidar com a variedade resultante de sistemas operacionais. Isso, porém, é apenas uma parte da questão.

Se olharmos com mais atenção, poderemos ver que existem problemas tanto de gerenciamento quanto de segurança. Isso porque essa variedade de plataformas precisa ser gerenciada e protegida. Mas considerar que essas tarefas podem ser feitas separadamente é impraticável, já que os administradores não tem tempo para realizar múltiplas funções. As melhores soluções incorporam os requisitos de componentes de segurança enquanto permitem que todos os dispositivos sejam administrados por meio de uma única interface.

Assim, a solução ideal atende aos dispositivos tradicionais e móveis, enquanto suportam uma vasta gama de versões de plataformas móveis. O gerenciamento do software deve permitir que tarefas diárias importantes sejam realizadas de maneira rápida e fácil, a fim de economizar o tempo dos profissionais. Além disso, funções de segurança não podem estar além de um ou dois cliques do mouse, enquanto as informações pessoais e do negócio devem estar armazenadas separadamente. Essa prática permitirá que funcionários que deixam as companhias tenham seus dados corporativos removidos de seus smartphones sem que suas informações pessoais sejam afetadas. A proteção contra vírus e atualização de status também devem estar completamente visíveis.

Fonte: Aragão, Eljo . "Como proteger ambientes de TI heterogêneos - CIO." CIO - Gestão, estrategias e negócios em TI para líderes corporativos. http://cio.uol.com.br/opiniao/2013/05/23/como-proteger-ambientes-de-ti-heterogeneos/ (accessed May 23, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário