segunda-feira, 27 de maio de 2013

Folha de S.Paulo: Plataforma internacional na internet tem 'protestos criativos' de SP


Os protestos criativos e manifestações culturais ou políticas ganharam um espaço novo na internet. O Actipedia é uma plataforma on-line moderada que recebe contribuições dos usuários - uma espécie de Wikipedia sobre diferentes causas. Lá, é possível pesquisar, encontrar e publicar ações e trabalhos de todo o mundo, e de diversos tipos.

A famosa e polêmica pintura de Diego Rivera no Rockefeller Center, um protesto anual em favor do topless feminino e uma ação contra o derramamento de óleo no Golfo do México (que incluiu um jovem nu sendo atacado com uma substância preta viscosa) são encontrados lá, entre muitos outros. Entre os brasileiros, há alguns exemplos paulistanos, como o "Churrascão da Gente Diferenciada" e a "Lei Cidade-Limpa" - o que revela que o limite para um ato ser artístico ou não é tênue.

A iniciativa é uma parceria de duas organizações com base em Nova York, a Center for Artistic Activism e a Yes Labs. "Actipedia é uma maneira de mostrar casos de 'ativismo artístico' em todo o mundo. Com frequência, encontrávamos artistas ou ativistas que diziam, 'Ei, você ficou sabendo disso?', e não sabíamos", afirmou à sãopaulo um dos criadores do projeto, Stephen Ducombe.

Trabalhos somente artísticos, sem conteúdo ou motivação política, não são o foco do projeto. "Estamos interessados em artistas que querem que seu trabalho tenha um impacto político, assim como queremos ativistas que entendem que precisam usar a arte em suas manifestações para operar de maneira eficiente", explicou Ducombe.

Actipedia é uma plataforma na web que reúne protestos 
criativos de diversos cantos do mundo.

Danilo Saraiva, organizador do "Churrascão da Gente Diferenciada", atribui a presença da ação em um tópico no Actipedia por seu tom de comédia. "Acho que foi um dos poucos protestos que falou de coisa séria com humor (ou pelo menos o mais bem-sucedido). No primeiro manifesto do Churrascão, eu escrevi sobre 'churrasquinho de gato', som do carro com pagode e mulatas com o corpo cheio de óleo sambando na avenida Angélica. Reunir esses elementos populares - aqueles que aqui são conhecidos como 'coisa de pobre' - deu o tom engraçado", disse.

A ARTE COMO ARMA

Ducombe opina que tem se tornado cada vez mais difícil para os regimes totalitários controlarem a população através da violência, especialmente por conta da atenção da mídia e de organizações a favor dos direitos humanos. De certa maneira, ele analisa, a arte seria mais eficiente neste aspecto. "No campo da persuasão, você precisa atrair, convencer e tocar as pessoas. Armas não conseguem fazer isso; a criatividade consegue. Mesmo que alguns ativistas usem a violência - e eu estou me referindo a terroristas agora--, eles só o fazem porque entendem que o que fazem só funcionará se atingir a mídia."

O organizador do "Churrascão" concorda com o organizador do Actipedia neste ponto. "Nenhum protesto surte efeito sem repercussão. Não basta parar a Avenida Paulista deitando no chão numa tarde de domingo. Tem que se fazer entender", disse.

ATIVISMO NA WEB

Apesar de ser uma plataforma on-line, os criadores não consideram o Actipedia uma maneira de fazer ativismo na web, e sim como apenas uma "biblioteca" que pode ajudar nas ações do mundo real. "Apenas usamos a internet para conectar as pessoas a exemplos de ações para que possamos aprender mais, mas o objetivo é estimular mais ações", afirmou Ducombe.

Para o cocriador, as possíveis críticas a um ativismo que acontece apenas virtualmente não encaixariam no projeto. "É uma ferramenta como qualquer outra, como a o folheto impresso ou telefone. Só que pode ser acessada por milhões de usuários-colaboradores".

Para Danilo, o "Churrascão" - que saiu de uma página do Facebook para as ruas do bairro de Higienópolis - surtiu efeito. "A pressão da imprensa, em especial, que dava muita trela ao assunto, também fez com que a saída do metrô, no fim, ficasse ali mesmo, na rua Sergipe. E não teve nenhum morador que ousou protestar de novo. No fim, até eles curtiram e acharam engraçado."

Em janeiro de 2012, o evento foi "imitado" e outro protesto levou o nome de "Churrascão", mas desta vez aconteceu na Cracolândia (centro), contra a ação da Polícia Militar na região. Este, porém, ainda não ganhou um verbete na Actipedia.

Fonte: JULIO , NATALIA . "Folha de S.Paulo - São Paulo - Plataforma internacional na internet tem 'protestos criativos' de SP - 25/05/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2013/05/1280442-plataforma-internacional-na-internet-tem-protestos-criativos-de-sp.shtml?utm_source=feedly (accessed May 27, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário